OLIVEIRA, Juari Henrique Dos Santos et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59140>. Acesso em: 05/11/2024 07:46
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS, ABORDADO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTADO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS/PE. DESSA FORMA, NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BASEIA-SE NAS IDEIAS DE BALTAR (1994), SOUZA (2004), SANTOS (2005), TELES (2007), BELLEMAIN E LIMA (2010) E SANTOS (2015), NO QUE DIZ RESPEITO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS, E TAMBÉM NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO, PROPOSTA POR CHEVALLARD (1999). PARA ISSO, FIZEMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE ANÁLISE DOCUMENTAL, EM QUE BUSCAMOS ANALISAR A PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA NO CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO REFERENTE AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE OS TIPOS DE TAREFAS NÃO FORAM DISTRIBUÍDOS DE FORMA EQUILIBRADA, APRESENTANDO “DETERMINAR A MEDIDA DA ÁREA DE UMA FIGURA OU REGIÃO” (TD) DE FORMA MAJORITÁRIA. EM CONTRAPARTIDA, AS TAREFAS RELACIONADAS A “PRODUZIR SUPERFÍCIE DE ÁREA DADA” (TP) E “ESTUDAR OS EFEITOS DE DEFORMAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E NUMÉRICAS SOBRE A ÁREA DE UMA FAMÍLIA DE SUPERFÍCIE” (TU) APARECEM DE FORMA MINORITÁRIA, NA QUAL SOMADAS, REPRESENTAM MENOS DE 1% DAS TAREFAS PRESENTES NO CAPITULO. AS TÉCNICAS PREDOMINANTES CONCENTRAM-SE NA CONTAGEM DE SUPERFÍCIES UNITÁRIAS E USO DAS FORMULAS DA ÁREA DO RETÂNGULO E DO QUADRADO, O QUE NOS LEVA A CONCLUIR QUE A ABORDAGEM QUE PREVALECE NO CAPÍTULO ANALISADO É A NUMÉRICA, UMA VEZ QUE EXISTE UMA PREOCUPAÇÃO EM EXPRESSAR OS RESULTADOS POR MEIO DE NÚMEROS.