QUI-BATALHA: O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O
ENSINO DE ÁCIDOS E BASES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62353 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5424 "inscrito_id" => 12757 "titulo" => """ QUI-BATALHA: O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O\r\n ENSINO DE ÁCIDOS E BASES """ "resumo" => "O MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO AINDA PERSISTE NOS DIAS ATUAIS E O FATO DOS CONTEÚDOS SEREM TRABALHADOS DE FORMA ISOLADA E AFASTADOS DO DIA A DIA, TORNAM AS AULAS CANSATIVAS E OS ALUNOS DESESTIMULADOS. DIANTE DA NECESSIDADE DE UTILIZAR METODOLOGIAS INOVADORAS, O PRESENTE TRABALHO UTILIZOU UM JOGO DIDÁTICO CHAMADO QUI-BATALHA SOBRE O CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES INORGÂNICOS COM O PROPÓSITO DE TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA E O CONTEÚDO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE DOS ESTUDANTES E, PORTANTO, PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O JOGO FOI APLICADO EM DUAS TURMAS DO 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA/CE COM O OBJETIVO DE REFORÇAR OS CONCEITOS ESTUDADOS NAS AULAS TEÓRICAS PARA MELHORAR/COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM, GARANTIR A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO E, PORTANTO PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS COM BASE EM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 6 QUESTÕES VARIANDO ENTRE SUBJETIVAS E OBJETIVAS ACERCA DA METODOLOGIA UTILIZADA. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM, ATRAVÉS DAS RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DOS ALUNOS, QUE ALGUNS DELES CONSEGUIRAM ENTENDER MELHOR DETERMINADOS CONCEITOS, OUTROS FALARAM QUE APRENDERAM MUITO COM A AULA, OU SEJA, A GRANDE MAIORIA DA TURMA CONSEGUIU ESCLARECER AS DÚVIDAS QUE TINHAM EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES. DESSA FORMA, COM ESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A ASSOCIAÇÃO DA AULA TRADICIONAL EXPOSITIVA COM A METODOLOGIA ALTERNATIVA DE ENSINO, O JOGO, TORNA O DISCENTE QUE ANTES, ERA UM SUJEITO PASSIVO EM ATIVO, AO PERMITIR QUE ESSE INTERAGISSE COM O CONTEÚDO ABORDADO, ALÉM DE CONSEGUIR CONSOLIDAR OS CONCEITOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS INOVADORAS, JOGOS DIDÁTICOS, ÁCIDOS E BASES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID12757_03102019122506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA AGUIAR PORTELA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "NÁDIA PORTELA" "autor_email" => "nadianadia07@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62353 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5424 "inscrito_id" => 12757 "titulo" => """ QUI-BATALHA: O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O\r\n ENSINO DE ÁCIDOS E BASES """ "resumo" => "O MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO AINDA PERSISTE NOS DIAS ATUAIS E O FATO DOS CONTEÚDOS SEREM TRABALHADOS DE FORMA ISOLADA E AFASTADOS DO DIA A DIA, TORNAM AS AULAS CANSATIVAS E OS ALUNOS DESESTIMULADOS. DIANTE DA NECESSIDADE DE UTILIZAR METODOLOGIAS INOVADORAS, O PRESENTE TRABALHO UTILIZOU UM JOGO DIDÁTICO CHAMADO QUI-BATALHA SOBRE O CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES INORGÂNICOS COM O PROPÓSITO DE TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA E O CONTEÚDO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE DOS ESTUDANTES E, PORTANTO, PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O JOGO FOI APLICADO EM DUAS TURMAS DO 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA/CE COM O OBJETIVO DE REFORÇAR OS CONCEITOS ESTUDADOS NAS AULAS TEÓRICAS PARA MELHORAR/COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM, GARANTIR A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO E, PORTANTO PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS COM BASE EM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 6 QUESTÕES VARIANDO ENTRE SUBJETIVAS E OBJETIVAS ACERCA DA METODOLOGIA UTILIZADA. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM, ATRAVÉS DAS RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DOS ALUNOS, QUE ALGUNS DELES CONSEGUIRAM ENTENDER MELHOR DETERMINADOS CONCEITOS, OUTROS FALARAM QUE APRENDERAM MUITO COM A AULA, OU SEJA, A GRANDE MAIORIA DA TURMA CONSEGUIU ESCLARECER AS DÚVIDAS QUE TINHAM EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES. DESSA FORMA, COM ESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A ASSOCIAÇÃO DA AULA TRADICIONAL EXPOSITIVA COM A METODOLOGIA ALTERNATIVA DE ENSINO, O JOGO, TORNA O DISCENTE QUE ANTES, ERA UM SUJEITO PASSIVO EM ATIVO, AO PERMITIR QUE ESSE INTERAGISSE COM O CONTEÚDO ABORDADO, ALÉM DE CONSEGUIR CONSOLIDAR OS CONCEITOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS INOVADORAS, JOGOS DIDÁTICOS, ÁCIDOS E BASES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID12757_03102019122506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA AGUIAR PORTELA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "NÁDIA PORTELA" "autor_email" => "nadianadia07@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }