A SEXUALIDADE FAZ PARTE E ESTÁ PRESENTE NA VIDA DE TODO SER HUMANO, POIS ESTA CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CADA SUJEITO. A TODO O MOMENTO AS ESCOLAS SE DEPARAM COM NOVAS EXIGÊNCIAS REFERENTES A SE SABER TRABALHAR COM A SEXUALIDADE, NÃO SÓ POR MEIO DAS ATITUDES DE SEUS ALUNOS, MAS TAMBÉM ATRAVÉS DE SUA FALA E SUA PRÁTICA. OBJETIVAMOS EM NOSSA PESQUISA COMPREENDER A CONCEPÇÃO E A VIVÊNCIA QUE OS ADOLESCENTES TÊM SOBRE SEXUALIDADE. NESTA LINHA DE RACIOCÍNIO, PROPOMOS NESTE ARTIGO CIENTIFICO ABORDAR A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR, VISANDO APRESENTAR OS DIVERSOS OLHARES QUE OS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS TÊM SOBRE A SEXUALIDADE. EM NOSSA PESQUISA REALIZAMOS UM BREVE ESTUDO EM TEXTOS REFERENTES À SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL E APLICAÇÃO DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM QUESTÕES ABERTAS. PARA TANTO, NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BASEIA-SE NA SEXÓLOGA MARTA SUPLICY (1983), ENTRE OUTROS AUTORES, E NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL (1997 E 2007). OS RESULTADOS DE NOSSA PESQUISA APONTAM QUE SEGUNDO OS RELATOS DOS JOVENS SE FAZ NECESSÁRIO QUE A ESCOLA PASSE A OPORTUNIZAR SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM A ORIENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE A SEXUALIDADE DE UMA LINGUAGEM MAIS CLARA E CONCISA. LOGO, É PRECISO QUE A ESCOLA ROMPA ALGUMAS BARREIRAS, COMO A FORMAÇÃO DO SEU CORPO DOCENTE E PRINCIPALMENTE A CONQUISTA DA CONFIABILIDADE DE SEUS ALUNOS PARA QUE A EDUCAÇÃO SEXUAL CUMPRA SEU OBJETIVO DE POSSIBILITAR AO ALUNO DESENVOLVER E EXERCER SUA SEXUALIDADE DE FORMA RESPONSÁVEL E PRAZEROSA.