ESTE TRABALHO É PARTE DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA E TRATA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. NOS QUESTIONAMOS COMO AS PESQUISAS NO ENSINO, DESENVOLVIDAS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DO DISCENTE, TEM SIDO UTILIZADA COMO FUNDAMENTO A REFERIDA TEORIA? O OBJETIVO É REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESSA TEORIA PARA A PESQUISA NO ENSINO, E COMO ISSO PODE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO DISCENTE, ALMEJANDO MOSTRAR UMA ABORDAGEM EM RELAÇÃO A TEORIA EM QUESTÃO, E ASSOCIANDO-A COM A PROPOSTA DA PESQUISA. A METODOLOGIA BASEIA-SE EM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DERIVADOS DE PESQUISAS QUE UTILIZAM A TEORIA RELACIONADA NO ENSINO E EM OUTROS CONHECIMENTOS, ENCONTRADOS POR MEIO DE UMA LISTAGEM DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A RESPEITO DESSA TEORIA. CONSIDERAMOS QUE, ESTE ESTUDO TORNA POSSÍVEL TERMOS UMA IDEIA QUE ESTÁ ANEXA DO QUANTO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA É DIFUNDIDA NO BRASIL, PRINCIPALMENTE NA CONSTRUÇÃO ESCOLAR DO DISCENTE. COM ISSO, ESPERAMOS COLABORAR COM A PESQUISA E A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, MOSTRANDO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO E COMO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PODE BENEFICIAR A QUALIDADE DO ENSINO EM TERMOS GERAIS, AINDA QUE SEU PRINCÍPIO BÁSICO FUNDAMENTAL SEJA ACESSÍVEL, A NOÇÃO DE APLICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS PARA INTRODUZIR NOVOS CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.