ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA RELATIVA À APLICAÇÃO DO PROJETO NÃO VIOLÊNCIA
NAS ESCOLAS, DA ELETIVA DO NOVO MÉDIO NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE PERNAMBUCO CHAMADO, "PROJETO
NÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: AUTOCONHECIMENTO PARA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL”, REALIZADO NO PRIMEIRO
SEMESTRE DE 2019, COM OBJETIVO DE APRESENTAR OS CONFLITOS INTERPESSOAIS QUE ACONTECEM DENTRO DO
AMBIENTE ESCOLAR, SOBRETUDO TEMÁTICAS QUE IMPULSIONAM VIOLÊNCIAS E OPRESSÕES PARA BUSCA DE SOLUÇÕES
UTILIZANDO COMO ESTRATÉGIA A NÃO VIOLÊNCIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NAS OFICINAS EXECUTADAS TEVE COMO
ORIENTAÇÃO OS PRINCÍPIOS HUMANISTAS PROPORCIONANDO UMA AÇÃO INTERNA COERENTE E TRANSFORMADORA,
PERTINENTE AO MOVIMENTO HUMANISTA. ACREDITA-SE QUE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FALAR DE VIOLÊNCIA É
UMA TAREFA URGENTE, POR SER UM LUGAR DE COESÃO SOCIAL QUE POSSUI UM POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO NAS
RELAÇÕES HUMANAS, DESSA FORMA, O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, O DIÁLOGO, A COMPREENSÃO DO MUNDO E O
AUTOCONHECIMENTO É O QUE PROPÕE ESTE PROJETO COMO RESULTADO.