LEITURA E LITERATURA: POR QUE FORMAR LEITORES LITERÁRIOS?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60931 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3966 "inscrito_id" => 10760 "titulo" => "LEITURA E LITERATURA: POR QUE FORMAR LEITORES LITERÁRIOS?" "resumo" => "MUITO SE DISCUTE ACERCA DO CONCEITO DE LEITURA, SUA FUNÇÃO E OS BENEFÍCIOS QUE ESTA OPERA. DESSA FORMA, OBJETIVAMOS TRAÇAR UM PERCURSO CRÍTICO DA LEITURA, DESDE A INVENÇÃO DO LIVRO ATÉ OS DIAS ATUAIS, MOSTRANDO A EVOLUÇÃO DESTA AO LONGO DO TEMPO; CONSIDERANDO A MANEIRA DE LER, A FORMA DO LIVRO E A RELAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR, BEM COMO OS TIPOS DE LEITURA APONTADOS POR MARTINS (1990). A LEITURA É VISTA COMO ALGO PRÁTICO, PRESENTE NO COTIDIANO, INERENTE AO HOMEM, POIS O CONTATO COM ELA POSSIBILITA COMPREENDER O MUNDO DE MODO MAIS AMPLO. OBSERVA-SE TAMBÉM AS RAZÕES PARA LER, PORQUE LEMOS E PARA QUE, ALÉM DE MENCIONAR O QUE CONTRIBUI NA COMPREENSÃO DO TEXTO E O PROCESSO COMUNICATIVO REALIZADO QUANDO O ATO DE LER SE CONCRETIZA, NO MOMENTO EM QUE LEITOR E AUTOR INTERAGEM. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR, NA PERSPECTIVA DE FORMAR LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS, TENDO EM VISTA A RELEVÂNCIA DA LITERATURA PARA A VIDA DO SER HUMANO, ASSIM COMO SEUS BENEFÍCIOS. COMO REFERENCIAL TEÓRICO AO TRABALHO EM QUESTÃO, UTILIZAREMOS MANGUEL (1998), MARTINS (1990), CÂNDIDO (2004), ZILBERMAN E SILVA (1990), TODOROV (2009)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA., FORMAÇÃO DE LEITORES., HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10760_25092019202227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA FEITOSA LIMA GARCIA" "autor_nome_curto" => "ISABELA FEITOSA" "autor_email" => "isabelafeitosa@yahoo.com." "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60931 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3966 "inscrito_id" => 10760 "titulo" => "LEITURA E LITERATURA: POR QUE FORMAR LEITORES LITERÁRIOS?" "resumo" => "MUITO SE DISCUTE ACERCA DO CONCEITO DE LEITURA, SUA FUNÇÃO E OS BENEFÍCIOS QUE ESTA OPERA. DESSA FORMA, OBJETIVAMOS TRAÇAR UM PERCURSO CRÍTICO DA LEITURA, DESDE A INVENÇÃO DO LIVRO ATÉ OS DIAS ATUAIS, MOSTRANDO A EVOLUÇÃO DESTA AO LONGO DO TEMPO; CONSIDERANDO A MANEIRA DE LER, A FORMA DO LIVRO E A RELAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR, BEM COMO OS TIPOS DE LEITURA APONTADOS POR MARTINS (1990). A LEITURA É VISTA COMO ALGO PRÁTICO, PRESENTE NO COTIDIANO, INERENTE AO HOMEM, POIS O CONTATO COM ELA POSSIBILITA COMPREENDER O MUNDO DE MODO MAIS AMPLO. OBSERVA-SE TAMBÉM AS RAZÕES PARA LER, PORQUE LEMOS E PARA QUE, ALÉM DE MENCIONAR O QUE CONTRIBUI NA COMPREENSÃO DO TEXTO E O PROCESSO COMUNICATIVO REALIZADO QUANDO O ATO DE LER SE CONCRETIZA, NO MOMENTO EM QUE LEITOR E AUTOR INTERAGEM. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR, NA PERSPECTIVA DE FORMAR LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS, TENDO EM VISTA A RELEVÂNCIA DA LITERATURA PARA A VIDA DO SER HUMANO, ASSIM COMO SEUS BENEFÍCIOS. COMO REFERENCIAL TEÓRICO AO TRABALHO EM QUESTÃO, UTILIZAREMOS MANGUEL (1998), MARTINS (1990), CÂNDIDO (2004), ZILBERMAN E SILVA (1990), TODOROV (2009)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA., FORMAÇÃO DE LEITORES., HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10760_25092019202227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA FEITOSA LIMA GARCIA" "autor_nome_curto" => "ISABELA FEITOSA" "autor_email" => "isabelafeitosa@yahoo.com." "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }