O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É DIRECIONADO PARA ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, ONDE OS MESMOS TÊM A OPORTUNIDADE DE ESTAREM INSERIDOS NO ÂMBITO ESCOLAR DE FORMA EFETIVA DURANTE A GRADUAÇÃO. DESSA FORMA, O PIBID OBJETIVA A QUALIFICAÇÃO DOCENTE, OFERECENDO UM INCENTIVO FINANCEIRO PARA AQUELES QUE COMPÕEM O PROGRAMA, ALÉM DE FAVORECER A MELHORIA NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS BENEFICIADAS. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE ESTUDO É ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ONZE SUBPROJETOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA) EM SOBRAL, CE, A FERRAMENTA UTILIZADA PARA A OBTENÇÃO DOS RESULTADOS FOI UM QUESTIONÁRIO QUE INICIALMENTE IDENTIFICAVA O ALUNO ENQUANTO BOLSISTA E ERA COMPOSTO POR SETE QUESTÕES RELACIONADAS À INFLUÊNCIA DO PROGRAMA PARA PERMANECER NA LICENCIATURA, CONTATOS INICIAS COM A DOCÊNCIA, MELHORIAS NO DESEMPENHO ENQUANTO UNIVERSITÁRIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS CONCLUIU-SE QUE O PIBID É UM IMPORTANTE PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO INICIAL, POIS FOI ATRAVÉS DO MESMO QUE MUITOS BOLSISTAS OBTIVERAM O PRIMEIRO CONTATO DESENVOLVENDO DIVERSAS HABILIDADES DOCENTES, E AS ATIVIDADES QUE SÃO DEVERES DE UM BOLSISTA PROPORCIONAM UM PROGRESSO ENQUANTO ACADÊMICO E FUTURO PROFISSIONAL.