Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO IFCE CAMPUS UBAJARA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: NECESSIDADES ESPECÍFICAS, INCLUSÃO, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ACOLHIMENTO E ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS UBAJARA, TOMANDO POR BASE A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - LBI. NO QUE CONCERNE À METODOLOGIA UTILIZADA, A CONSTRUÇÃO DO CAMINHO DA PESQUISA FOI ESTABELECIDO JUNTO COM OS SUJEITOS RESPEITANDO SUAS CARACTERÍSTICAS, PECULIARIDADES E DEMANDAS, ASSUMINDO, ASSIM, A POSTURA QUALITATIVA COM PESQUISA DE CAMPO, COM A REALIZAÇÃO DE TRÊS ETAPAS. ENTRE OS RESULTADOS, É POSSÍVEL APONTAR QUE, POR MEIO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR, FOI POSSÍVEL INTERVIR JUNTO ÀS PROBLEMÁTICAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, PROMOVENDO ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS, ACOMPANHAMENTO COM DIFERENTES PROFISSIONAIS E SENSIBILIZAÇÃO DE DOCENTES. NO QUE CONCERNE ÀS LIMITAÇÕES DESTE ESTUDO, APONTA-SE A AUSÊNCIA DE UMA ANÁLISE GLOBAL DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CAMPUS COM DIVERSOS ESTUDANTES, MESMO SEM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, O QUE PODE SER UMA OPORTUNIDADE PARA FUTUROS ESTUDOS, VISANDO À CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTAIS DE ADAPTAÇÃO QUE BENEFICIEM TODO O CORPO DISCENTE.

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