ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DOCENTES SOBRE A IMPLANTAÇÃO INESPERADA DO PROGRAMA “EDUCAR PRA VALER” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DOS BAIXOS ÍNDICES IDEB DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. A METODOLOGIA DE COLETA E ANÁLISES DOS DADOS PARTE COMO UMA PESQUISA PARTICIPANTE QUE PROCURA ARTICULAR O QUE FOI, E AINDA É, OBSERVADO COM O MONTANTE DAS TEORIAS EPISTEMOLÓGICAS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDAS E QUE EMBASAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA MUNDIALMENTE. É CONCOMITANTEMENTE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, DESCRITIVA E QUALITATIVA, QUE TEM A ANÁLISE DO DISCURSO COMO UM DE SEUS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ANÁLISE DOS DADOS. NOSSOS OBJETIVOS PERPASSAM A INTENÇÃO DE INTERCRUZAR AS OBSERVAÇÕES E PERCEPÇÕES COM A PRÁXIS PEDAGÓGICA E ALGUMAS TEORIAS VANGUARDISTAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS QUE EMBASAM NOSSA ANÁLISE CRÍTICA. O PROGRAMA “EDUCAR PRA VALER” SE BASEIA NA AVALIAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE METAS, FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E MONITORAMENTO COLABORATIVO. ALGUMAS CRÍTICAS SÃO LEVANTADAS SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO QUE PRINCIPIOU O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA; SOBRE A ROTINIZAÇÃO MECÂNICA DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA E AO CARÁTER BEHAVIORISTA DE SEUS PRESSUPOSTOS PRÁTICOS.