A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA É UMA POSSIBILIDADE QUE SURGIU NO CONTEXTO CIBERCULTURAL. NESTE SENTIDO, O TEMA DESTA PESQUISA FOI A ABORDAGEM DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, MODALIDADE PRESENCIAL. O ESTUDO ENVOLVEU INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS LOCALIZADAS EM UM RAIO DE ATÉ 200 KM DO MUNICÍPIO DE UBÁ/MG. O OBJETIVO GERAL ERA CONHECER A ABORDAGEM DAQUELAS COMPETÊNCIAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA PRESENCIAL DAS INSTITUIÇÕES SELECIONADAS. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA JUSTIFICOU-SE, ENTRE OUTRAS RAZÕES, PELA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE PREVÊ A CULTURA DIGITAL COMO UMAS DAS COMPETÊNCIAS GERAIS A SEREM DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA DESENVOLVER O ESTUDO, OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA DE CUNHO QUALITATIVO, COM CARACTERÍSTICAS EXPLORATÓRIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICO-DOCUMENTAL. OS PRINCIPAIS CONCEITOS ENVOLVIDOS NESTE ESTUDO FORAM: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CIBERCULTURA, COMPETÊNCIAS DIGITAIS E PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. A ANÁLISE DE DADOS INDICOU QUE AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS FORAM ABORDADAS DE FORMA IRREGULAR NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO. A DIMENSÃO PEDAGÓGICA FOI MAIS CONTEMPLADA QUE AS DIMENSÕES DE CIDADANIA DIGITAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, O QUE SUGERE DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SELECIONADAS.