Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ALUNOS, AULAS LABORATORIAIS, ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, FERRAMENTA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59354
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2515
    "inscrito_id" => 3720
    "titulo" => "AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ENSINO TRADICIONAL AINDA É BASTANTE USADO PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS, NÃO PERMITINDO AO ALUNO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO DE FORMA ATIVA. UMA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE FOGE DO TRADICIONAL SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CUJA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA, NAS AULAS LABORATORIAIS PODEM PROMOVER EXPERIMENTOS EFICIENTES QUE PERMITEM A MUDANÇA DE VISÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS ESTUDADOS. O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR O USO DAS AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA, A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA TANTO FORAM MINISTRADAS AULAS NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PARA UMA TURMA DE 40 ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, ONDE 33 RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO. DENTRE OS RELATOS 61% PREFEREM AULAS PRÁTICAS ÀS TEÓRICAS, FAZENDO OPÇÃO POR TEREM MAIS AULAS PRÁTICAS DO QUE TEÓRICAS PORQUE COLABORAM COM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. OS ALUNOS DEFENDEM QUE ESTE TIPO DE AULA É IMPORTANTE PORQUE CONTRIBUEM PARA COM A APRENDIZAGEM, SENDO UM INCENTIVO A MAIS O ESTUDO UTILIZANDO A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS. EM RELAÇÃO À BIOLOGIA, NO DIA A DIA, OS ALUNOS FALARAM QUE ESSAS AULAS AJUDAM A RELACIONAR FENÔMENOS SIMPLES DO COTIDIANO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, EXPANDINDO A VISÃO PARA APLICAÇÕES QUE ANTES NÃO CONSEGUIAM ASSOCIAR E MELHORANDO A COMPREENSÃO DOS SABERES. PORTANTO, FICOU EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS COMO FACILITADORA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO, ALÉM DE AMPLIAR SUA VISÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A APLICABILIDADE DA BIOLOGIA NO SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, AULAS LABORATORIAIS, ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, FERRAMENTA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3720_21082019142714.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA SILVA"
    "autor_email" => "silva.letti20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59354
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2515
    "inscrito_id" => 3720
    "titulo" => "AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ENSINO TRADICIONAL AINDA É BASTANTE USADO PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS, NÃO PERMITINDO AO ALUNO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO DE FORMA ATIVA. UMA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE FOGE DO TRADICIONAL SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CUJA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA, NAS AULAS LABORATORIAIS PODEM PROMOVER EXPERIMENTOS EFICIENTES QUE PERMITEM A MUDANÇA DE VISÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS ESTUDADOS. O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR O USO DAS AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA, A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA TANTO FORAM MINISTRADAS AULAS NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PARA UMA TURMA DE 40 ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, ONDE 33 RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO. DENTRE OS RELATOS 61% PREFEREM AULAS PRÁTICAS ÀS TEÓRICAS, FAZENDO OPÇÃO POR TEREM MAIS AULAS PRÁTICAS DO QUE TEÓRICAS PORQUE COLABORAM COM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. OS ALUNOS DEFENDEM QUE ESTE TIPO DE AULA É IMPORTANTE PORQUE CONTRIBUEM PARA COM A APRENDIZAGEM, SENDO UM INCENTIVO A MAIS O ESTUDO UTILIZANDO A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS. EM RELAÇÃO À BIOLOGIA, NO DIA A DIA, OS ALUNOS FALARAM QUE ESSAS AULAS AJUDAM A RELACIONAR FENÔMENOS SIMPLES DO COTIDIANO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, EXPANDINDO A VISÃO PARA APLICAÇÕES QUE ANTES NÃO CONSEGUIAM ASSOCIAR E MELHORANDO A COMPREENSÃO DOS SABERES. PORTANTO, FICOU EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS COMO FACILITADORA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO, ALÉM DE AMPLIAR SUA VISÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A APLICABILIDADE DA BIOLOGIA NO SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, AULAS LABORATORIAIS, ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, FERRAMENTA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3720_21082019142714.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA SILVA"
    "autor_email" => "silva.letti20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO TRADICIONAL AINDA É BASTANTE USADO PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS, NÃO PERMITINDO AO ALUNO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO DE FORMA ATIVA. UMA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE FOGE DO TRADICIONAL SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CUJA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA, NAS AULAS LABORATORIAIS PODEM PROMOVER EXPERIMENTOS EFICIENTES QUE PERMITEM A MUDANÇA DE VISÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS ESTUDADOS. O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR O USO DAS AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA, A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA TANTO FORAM MINISTRADAS AULAS NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PARA UMA TURMA DE 40 ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, ONDE 33 RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO. DENTRE OS RELATOS 61% PREFEREM AULAS PRÁTICAS ÀS TEÓRICAS, FAZENDO OPÇÃO POR TEREM MAIS AULAS PRÁTICAS DO QUE TEÓRICAS PORQUE COLABORAM COM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. OS ALUNOS DEFENDEM QUE ESTE TIPO DE AULA É IMPORTANTE PORQUE CONTRIBUEM PARA COM A APRENDIZAGEM, SENDO UM INCENTIVO A MAIS O ESTUDO UTILIZANDO A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS. EM RELAÇÃO À BIOLOGIA, NO DIA A DIA, OS ALUNOS FALARAM QUE ESSAS AULAS AJUDAM A RELACIONAR FENÔMENOS SIMPLES DO COTIDIANO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, EXPANDINDO A VISÃO PARA APLICAÇÕES QUE ANTES NÃO CONSEGUIAM ASSOCIAR E MELHORANDO A COMPREENSÃO DOS SABERES. PORTANTO, FICOU EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS COMO FACILITADORA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO, ALÉM DE AMPLIAR SUA VISÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A APLICABILIDADE DA BIOLOGIA NO SEU COTIDIANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.