A NECESSIDADE CRESCENTE DE FORMAR PROFISSIONAIS APTOS E PREPARADOS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS FREQÜENTEMENTE NO CONTEXTO ESCOLAR VEM SENDO EXIGÊNCIA DA SOCIEDADE ATUAL SENDO PAUTA DE DEBATES NO CENÁRIO EDUCACIONAL, VISTO QUE CADA VEZ, MAS SÃO REQUISITADOS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS PARA ATUAR NO MAGISTÉRIO. NESSE CONTEXTO O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ASSUME GRANDE RELEVÂNCIA NA VIDA DO ACADÊMICO. AO PASSO QUE VISA O APERFEIÇOAMENTO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA PARA ATUAR NO MAGISTÉRIO, Á MEDIDA QUE PROPORCIONA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FOI VISTA NA INSTITUIÇÃO FORMADORA COM A PRATICA EM SALA DE AULA. UMA VEZ QUE MUITOS LICENCIADOS SÓ PASSAM A VIVENCIAR O COTIDIANO ESCOLAR DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TAIS ASPECTOS ACABAM QUE INFLUENCIADO NA ESCOLHA DOS LICENCIADOS QUE MUITAS VEZES OPTAM POR NÃO SEGUIR NA DOCÊNCIA. NESSE SENTIDO BUSCANDO PROMOVER UMA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRATICA E ENVOLVER OS ACADÊMICOS EM PRÁTICAS QUE VALORIZEM E INCENTIVEM A CARREIRA O PROGRAMA PIBID PROPORCIONA UM CAMPO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO FORNECENDO AOS LICENCIANDO A OPORTUNIDADE DE ADENTRAR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ALÉM DE PROPICIAR ATIVIDADES RICAS EM EXPERIÊNCIA E PRÁTICAS INOVADORAS QUE DARÁ SUBSÍDIOS PARA O DOCENTE DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES E COLOCAR EM PRÁTICA O QUE FOI VISTO NO DECORRER DA GRADUAÇÃO DURANTE A SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID, O APRENDIZADO DEIXADO PELO REFERIDO PROGRAMA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS QUE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS.