DESTACA-SE A EXISTÊNCIA DE CARGOS OCUPADOS POR PROFESSORES PARA ATUAREM JUNTO AOS ESTUDANTES QUE APRESENTAM ALGUMA DEFICIÊNCIA: PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. ESTUDOS QUE INVESTIGUEM A ATUAÇÃO DESSES PROFESSORES TORNAM-SE ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DA FUNÇÃO DE CADA UM NO PROCESSO EDUCATIVO DAQUELES ESTUDANTES. ASSIM, BUSCOU-SE ATRAVÉS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (GALVÃO; PEREIRA, 2014), ANALISAR O QUE PESQUISAS REVELAM ACERCA DA ATUAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DE AEE, EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA COLABORATIVA. EM UMA BUSCA NO PORTAL SCIELO, NO PERÍODO DE 2015 A 2019, ENCONTROU-SE 16 TRABALHOS, PORÉM APENAS 4 ATENDERAM AOS CRITÉRIOS DE ANÁLISE: THESING; COSTAS, 2018; AMARAL; MONTEIRO, 2019; SEABRA JUNIOR; LACERDA, 2018; PASIAN; MENDES; CIA, 2017A. A INVESTIGAÇÃO EXPÔS QUE ESTUDOS NA ÁREA AINDA SÃO EXÍGUOS, EMBORA ALGUNS JÁ APONTEM PARA A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DE AEE COM TODA A ESCOLA. SUGERE-SE QUE MAIS ESTUDOS DESSA NATUREZA SEJAM REALIZADOS EM OUTROS PORTAIS PARA COLABORAR COM AS DISCUSSÕES E AVANÇOS ACADÊMICOS JÁ EXISTENTES, POSSIBILITANDO A ADOÇÃO DE PROPOSTAS QUE SEJAM VALIDADAS CIENTÍFICA E SOCIALMENTE NA ÁREA DA INCLUSÃO ESCOLAR.