O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO DURANTE A DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS DO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO E ABORDA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO NÍVEL SUPERIOR. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS A COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS COMO EXCLUSÃO MÚTUA, REGIÃO CRÍTICA, CONDIÇÕES DE CORRIDA, STARVATION E DEADLOCK. PARA ISSO, FOI DESENVOLVIDO UM SOFTWARE CHAMADO DE “DESAFIO DOS FILÓSOFOS” COMO MATERIAL DIDÁTICO, A FIM DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EM LIVROS, REVISTAS E ARTIGOS SOBRE JOGOS DIGITAIS E O CONTEÚDO ESPECÍFICO, O JANTAR DOS FILÓSOFOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DO JOGO FORAM UTILIZADAS AS TECNOLOGIAS HTML 5, CSS 3, JAVASCRIPT, PHP, FRAMEWORK CODEIGNITER 3, FRAMEWORK BOOTSTRAP, XAMPP E O EDITOR DE TEXTO SUBLIME TEXT. PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI UTILIZADO UM FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DA FERRAMENTA. O PÚBLICO-ALVO DESTE PROJETO FORAM OS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO COM LOCUS DE PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM - BA. COMO RESULTADO CONSTATOU-SE QUE OS JOGOS DIGITAIS POSSUEM UM LUGAR DE IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO NÍVEL SUPERIOR; ALÉM DISSO, A CONSTRUÇÃO DO JOGO PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UMA PERSPECTIVA AUTORAL DE MATERIAL DIDÁTICO ENQUANTO FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.