O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROPÕE-SE COMO UMA NOVA FERRAMENTA PARA O ENSINO, CONSIDERADA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE SUBSTITUA AS METODOLOGIAS INEFICIENTES OU FORTALEÇA AS QUE JÁ ESTÃO POSTAS EM PRÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DESSE PROCESSO TROUXE MUDANÇAS VISÍVEIS NO MODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE TECNOLOGIA, A EXEMPLO DE UM HERBÁRIO, OFERECE MAIOR PRATICIDADE, INTERATIVIDADE E DINAMISMO NA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA, FORTALECENDO O ELO ALUNO-PROFESSOR E GARANTINDO MAIOR AUTONOMIA AOS DISCENTES. OS MATERIAIS VISUAIS DESTA NOVA METODOLOGIA , A EXEMPLO DAS EXSICATAS, FAZEM COM QUE A ABSORÇÃO DO ASSUNTO POR PARTE DOS ALUNOS SE DÊ DE FORMA ACURADA, DOTADA DE IMAGENS E PARTES TÁCTEIS. A RESPEITO DA RETENÇÃO DE CONTEÚDO, ESSA PRÁTICA DE ENSINO EXPLORA DESDE ALUNOS MAIS VISUAIS, AOS QUE SÃO MAIS AUDITIVOS E ATÉ EDUCANDOS COM ATIVIDADES PRÁTICAS CINESTÉSICAS. ESTE PROJETO OBJETIVA ATRELAR O ENSINO DA BOTÂNICA COM USO DE EXSICATAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS E A EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA DESTAS COM UM MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DE FLORES, DE MODO QUE O EDUCANDO COMPREENDA A RAZÃO DE APRENDER DETERMINADOS CONCEITOS QUE, QUE EM OUTRO MOMENTO, PARECERIAM SEM UTILIDADE, ACRESCENDO MAIOR SIGNIFICADO A NECESSIDADE DA OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA. SOB ESSA PERSPECTIVA, A CONFECÇÃO DO HERBÁRIO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA CONHECERMOS ESPÉCIES DE PLANTAS DE UM AMBIENTE. ATRAVÉS DESSAS COLEÇÕES, SERÃO OBTIDAS INFORMAÇÕES MORFOLÓGICAS, SISTEMÁTICAS, DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, HABITAT E UTILIDADE DAS PLANTAS, QUE SÃO A BASE PARA A REALIZAÇÃO DE QUALQUER TRABALHO NA ÁREA DE BOTÂNICA.