ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM DESTAQUE AS METODOLOGIAS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES PARA A EFETIVAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE ESTUDO DEU-SE ATRAVÉS DE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS DE TEÓRICOS CONSIDERADOS CRUCIAIS PARA A TEMÁTICA COMO NASCIMENTO (2012); BORGES (2012) E THIESEN (2008). A ANÁLISE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU QUE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DEVE SER ABORDADA NAS CLASSES DE ENSINO FUNDAMENTAL DE MANEIRA INVESTIGATIVA, QUE PODEM OCORRER NOS AMBIENTES CONVENCIONAIS COMO NAS SALAS DE AULA, MAS TAMBÉM DEVE OCORRER EM ÂMBITOS EXTRAESCOLARES ASSOCIANDO ASSIM O ENSINO COM REALIDADE DOS ALUNOS, ISTO PROMOVERÁ SENSO DE OBSERVAÇÃO, MEDITAÇÃO, CRITICIDADE, AUTONOMIA EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS EVIDENTES HABITUALMENTE. OS PROFESSORES DEVEM ALIAR-SE UNS AOS OUTROS, ATRAVÉS DE PROJETOS E PLANEJAMENTOS, BUSCANDO A COMPREENSÃO DE TEMAS RELACIONADOS ÀS DISCIPLINAS DE MANEIRA NÃO FRAGMENTADA. PORTANTO É NECESSÁRIO QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS PASSE A SER INOVADOR E SAIA DA PERSPECTIVA DE ENSINO TRADICIONAL VISANDO PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR, EM QUE OS DOCENTES INSTIGUEM SEUS ALUNOS ATRAVÉS DE DIVERSAS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, INSERIDO EM SEU CONTEXTO SOCIAL, FORMANDO ASSIM INDIVÍDUOS CAPAZES DE RESOLVER DIVERSOS QUESTIONAMENTOS COM TAIS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS.