A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DE 3º ANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO COM BASE NA DEFICIÊNCIA NA COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE. DESENCADEARAM-SE OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: A) QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL?; B) COMO AVALIAR A LEITURA NO DIA-A-DIA EM SALA DE AULA?; C) O QUE SE QUER AVALIAR AFINAL? O QUE É FEITO COM OS RESULTADOS?, QUE LEVARAM AO OBJETIVO GERAL: DIAGNOSTICAR SE O GRAU DE DEFICIÊNCIA MEDIDA A PARTIR DAS DIFICULDADES NA LÍNGUA MATERNA E NA HABILIDADE LEITORA TRAZIDA PELA MAIORIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA FOI CONDUZIDA EM QUATRO ETAPAS: A PRIMEIRA ETAPA FOI COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIAL SOBRE O IDIOMA E NAS OUTRAS TRÊS ETAPAS FORAM APLICADOS TESTES. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS NAS QUATRO ETAPAS FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS À LUZ DE ALGUNS AUTORES, COMO: MOITA LOPES, CIPRIANO LUCKESI, DENTRE OUTROS, E DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS). A SEGUIR, A PESQUISA APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA CENTRADA NA LEITURA E EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DAS PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NESSE CONTEXTO, ALÉM DA DESCRIÇÃO DAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS QUANTO À SITUAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÀS DIFICULDADES TRAZIDAS PELOS ALUNOS, E DOS RESULTADOS QUE SÃO EXPRESSOS COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, E É FINALIZADA COM ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA OS DOCENTES QUE ENSINAM UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO.