O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL VERIFICAR QUAIS OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SÃO MAIS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DURANTE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, SE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADAS PELOS ALUNOS SÃO CONSIDERADAS PELOS DOCENTES NESSE PROCESSO AVALIATIVO. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA BÁSICA COM METODOLOGIA QUALITATIVA, O OBJETIVO CARACTERIZOU-SE PELO ESTUDO EXPLORATÓRIO, E PARA ISSO, FOI REALIZADO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO NO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA. DESTA FORMA ANCORADA EM AUTORES COMO: CELSO DOS SANTOS VASCONCELLOS (2003,2005), CIPRIANO CARLOS LUCKESI (2000), JUSSARA HOFFMANN (1993-2008), PHILIPPE PERRENOUD (2002), QUE FORAM ESSENCIAIS NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO ARTIGO. DESSA FORMA, PARA QUE A AVALIAÇÃO POSSA SER EFICAZ, É FUNDAMENTAL QUE SE UTILIZEM INSTRUMENTOS AVALIATIVOS ADEQUADOS, QUE PERMITAM MEDIR E ADEQUAR OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E OS DIAGNÓSTICOS DE DESEMPENHO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS A SEREM AVALIADAS