O ENSINO DE QUÍMICA GERALMENTE VEM SENDO ESTRUTURADO EM TORNO DE ATIVIDADES QUE LEVAM À MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES, FÓRMULAS E CONHECIMENTOS, QUE LIMITAM O APRENDIZADO DOS ALUNOS E CONTRIBUEM PARA A DESMOTIVAÇÃO EM APRENDER E ESTUDAR QUÍMICA. SÃO MUITOS OS FATORES QUE RESULTAM NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PELA GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS E PARA IDENTIFICAR E AMENIZAR ESSE PROBLEMA, É NECESSÁRIO ENFATIZAR AS PESQUISAS NESTA PROBLEMÁTICA, PROCURANDO COMPREENDER OS DIVERSOS FATORES QUE A CERCAM. DE FORMA QUAL, O DIAGNÓSTICO ESCOLAR TORNA-SE UMA FERRAMENTA PRIMORDIAL PARA LOCALIZAR E AVALIAR OS PROBLEMAS E DIFICULDADES DOS ALUNOS, DETERMINANDO SUAS CAUSAS, PARA PREVENI-LAS E CORRIGI-LAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR O PERFIL E AS PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, TENDO A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, ESTA REALIZADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, COMO AGENTE ESSENCIAL NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL, UTILIZANDO-A COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DAS REALIDADES E CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA. A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO VISANDO TRAÇAR UM DIAGNOSTICO DE PERFIL DOS ALUNOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR SEUS VÁRIOS NÍVEIS DE ENTENDIMENTO, BEM COMO AS HABILIDADES DE INTERLIGAR SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATÉ MESMO O SENSO COMUM PARA EMBASAR SUAS RESPOSTAS. TAL FATO É UM INDICATIVO DA CAPACIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS IMPORTANTES E ÚTEIS AO DISCENTE EM FORMAÇÃO, POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.