O PRESENTE ARTIGO ABORDA TEMÁTICAS COMPLEXAS, COMO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS. O OBJETIVO É CONHECER AS POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA, POR MEIO DO DIÁLOGO COM OS SUJEITOS, PROFESSORES E AGENTES DA SEMED. A METODOLOGIA DO ESTUDO PAUTOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PARTIR DO ENFOQUE FENOMENOLÓGICO, UTILIZANDO-SE DA PESQUISA DOCUMENTAL E DE CAMPO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇA - AMAZONAS, PRIORIZANDO AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURAS E ANÁLISE DOCUMENTAL COMO PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS. A FUNDAMENTAÇÃO EMBASOU-SE EM TEÓRICOS QUE TRATAM DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E EM LEGISLAÇÃO ESPECIFICAS COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, EDUCACIONAIS, DIREITOS DOS INDÍGENAS ENTRE OUTRAS. COMO RESULTADO, TEMOS A TESSITURA TEÓRICA SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS A ESSE RESPEITO NA FORMA DE LEIS E DOCUMENTOS QUE BALIZAM O CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O MUNICÍPIO DE SANTO DO IÇÁ NÃO DISPÕE DE AÇÕES POLÍTICAS QUE PROMOVAM A FORMAÇÃO INICIAL TAMPOUCO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS, MAS SE PERCEBE UM INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO QUE ABRANGE OS PROFESSORES DE MODO GERAL, INCLUINDO ENTRE ELES OS INDÍGENAS, O QUE NOS MOSTRA A NÃO VALORIZAÇÃO POR PARTE DAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS. A MELHORIA NESTE QUADRO SÃO ASPECTOS SIGNIFICATIVOS E IMPORTANTES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA E ALÉM DE CONTRIBUIR COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.