O PRESENTE TEXTO, TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR OS CAMINHOS PERCORRIDOS EM NOSSA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR-ORIENTADOR DE MONITORIA ACADÊMICA E DISCENTE-MONITORA, DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, VIVENCIADA NO 2° SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA IES PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. NOSSAS REFERÊNCIAS TEÓRICAS, APRESENTAM-SE ALINHADAS AO PENSAMENTO DO AUTOR DEMERVAL SAVIANI (2013), EM SEU LIVRO “HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL”, QUE PERCORRE A PERIODICIDADE DAS PRINCIPAIS VERTENTES E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS, NUM MOVIMENTO REAL DA EDUCAÇÃO AFIM DE CONSTITUIR A PRÁTICA EDUCATIVA. OS RESULTADOS DESSA AÇÃO REFLEXIVA, APONTAM QUE AO FINAL DA CONCLUSÃO DO PRIMEIRO PERÍODO DA OBRA EM ESTUDO, QUE COMPREENDE OS ANOS DE 1549 A 1759, AS METODOLOGIAS APLICADAS COM USO DE FICHAMENTOS SEMANAIS, DISCUSSÕES EM GRUPOS E EXIBIÇÃO DO FILME “A MISSÃO”, OPORTUNIZARAM UMA AMPLA ABORDAGEM DO TEMA EM ESTUDO E AÇÕES DIALÓGICAS SOBRE A VERTENTE TRADICIONAL E RELIGIOSA DE PERÍODO CITADO. NO QUE CONCERNEM NOSSAS EXPERIÊNCIAS NA MONITORIA ACADÊMICA, PERCEBEMOS QUE O USO DE DIVERSAS LINGUAGENS CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO DO ASSUNTO, TENDO EM VISTA, A COMPLEXIDADE HISTORIOGRÁFICA QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.