O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR COMO OS PROTOCOLOS VERBAIS PODEM CONTRIBUIR PARA O RECONHECIMENTO DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS EM UMA TURMA HETEROGÊNEA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. PARA TAL ABORDAGEM, APOIAMO-NOS NA SOCIOLINGUÍSTICA INTERACIONISTA ESCOLAR DE BORTONI-RICARDO (2004, 2012). DE CARÁTER METODOLÓGICO ETNOGRÁFICO PARTICIPATIVO, ESSE ESTUDO PARTE DA CONCEPÇÃO DA MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM. AS OBSERVAÇÕES MOSTRAM-NOS QUE A MEDIAÇÃO FAVORECE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DO TEXTO, ASSIM COMO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. EVIDENCIA-SE, PORTANTO, QUE É PRECISO REPENSAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO A PARTIR DE PROTOCOLOS VERBAIS. EM SUMA, OS PROTOCOLOS VERBAIS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO SÃO CAPAZES DE INTERFERIR NAS PRÁTICAS DE ENSINO E REPRESENTAM UMA MUDANÇA NAS ABORDAGENS DO ENSINO DA LÍNGUA.