Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASPECTOS DA HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA (HFSC) EM ESTUDO DE GÊNERO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E MATEMÁTICA

Palavra-chaves: GÊNERO E CIÊNCIA, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, HFSC, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59298
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1525
    "inscrito_id" => 7990
    "titulo" => "ASPECTOS DA HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA (HFSC) EM ESTUDO DE GÊNERO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A IMPORTÂNCIA DAS DISCUSSÕES DE GÊNERO NO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS É EVIDENCIADA NA LITERATURA. ESSA PESQUISA BUSCA A SELEÇÃO DE TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DE DOIS EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ANPED E ENPEC), NO PERÍODO DE 2005 A 2017 QUE DISCUTISSEM GÊNERO NA PESQUISA EM FORMAÇÃO DOCENTE E EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, FORAM ANALISADOS OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E IDENTIFICADOS NESTES SE HAVIA REFERÊNCIAS HISTÓRICAS, FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DE ACORDO COM A ABORDAGEM HFS DA CIÊNCIA. PARA A ANÁLISE DOCUMENTAL FORAM CONSTRUÍDAS PREVIAMENTE UNIDADES DE REGISTRO COM BASE NO REFERENCIAL DE BARDIN. OS TRABALHOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM UM AUMENTO DA DISCUSSÃO DE GÊNERO TANTO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA QUANTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM RELAÇÃO A ABORDAGEM HFS DA CIÊNCIA, SÃO ENCONTRADOS POUCOS ARTIGOS QUE ABORDEM A FILOSOFIA DA CIÊNCIA SEJA COMO REFERENCIAL, SEJA COMO JUSTIFICATIVA OU COMO INTERVENÇÃO. E ATÉ MESMO A RELAÇÃO ENTRE A HFS DA CIÊNCIA COM QUESTÕES DE GÊNERO É MENOR AINDA NOS ARTIGOS. OS TRABALHOS ENCONTRADOS NO LEVANTAMENTO DEMONSTRAM QUE OCORREU UM AUMENTO DO QUADRO DE NÚMERO DE TRABALHOS NO ASSUNTO NO BRASIL, PORÉM HÁ NECESSIDADE DE PESQUISAS NESSA PROBLEMÁTICA, UMA VEZ QUE DISCUSSÕES A RESPEITO DAS QUESTÕES DE GÊNERO ABORDANDO A HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA, POIS FORNECEM CONHECIMENTO PARA QUE ALUNOS E PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE A SOCIEDADE SE AFASTE DO SENSO COMUM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO E CIÊNCIA, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, HFSC, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID7990_14082019135113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FONTANA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA FONTANA"
    "autor_email" => "marianafontana22@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59298
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1525
    "inscrito_id" => 7990
    "titulo" => "ASPECTOS DA HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA (HFSC) EM ESTUDO DE GÊNERO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A IMPORTÂNCIA DAS DISCUSSÕES DE GÊNERO NO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS É EVIDENCIADA NA LITERATURA. ESSA PESQUISA BUSCA A SELEÇÃO DE TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DE DOIS EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ANPED E ENPEC), NO PERÍODO DE 2005 A 2017 QUE DISCUTISSEM GÊNERO NA PESQUISA EM FORMAÇÃO DOCENTE E EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, FORAM ANALISADOS OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E IDENTIFICADOS NESTES SE HAVIA REFERÊNCIAS HISTÓRICAS, FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DE ACORDO COM A ABORDAGEM HFS DA CIÊNCIA. PARA A ANÁLISE DOCUMENTAL FORAM CONSTRUÍDAS PREVIAMENTE UNIDADES DE REGISTRO COM BASE NO REFERENCIAL DE BARDIN. OS TRABALHOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM UM AUMENTO DA DISCUSSÃO DE GÊNERO TANTO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA QUANTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM RELAÇÃO A ABORDAGEM HFS DA CIÊNCIA, SÃO ENCONTRADOS POUCOS ARTIGOS QUE ABORDEM A FILOSOFIA DA CIÊNCIA SEJA COMO REFERENCIAL, SEJA COMO JUSTIFICATIVA OU COMO INTERVENÇÃO. E ATÉ MESMO A RELAÇÃO ENTRE A HFS DA CIÊNCIA COM QUESTÕES DE GÊNERO É MENOR AINDA NOS ARTIGOS. OS TRABALHOS ENCONTRADOS NO LEVANTAMENTO DEMONSTRAM QUE OCORREU UM AUMENTO DO QUADRO DE NÚMERO DE TRABALHOS NO ASSUNTO NO BRASIL, PORÉM HÁ NECESSIDADE DE PESQUISAS NESSA PROBLEMÁTICA, UMA VEZ QUE DISCUSSÕES A RESPEITO DAS QUESTÕES DE GÊNERO ABORDANDO A HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA, POIS FORNECEM CONHECIMENTO PARA QUE ALUNOS E PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE A SOCIEDADE SE AFASTE DO SENSO COMUM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO E CIÊNCIA, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, HFSC, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID7990_14082019135113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FONTANA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA FONTANA"
    "autor_email" => "marianafontana22@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A IMPORTÂNCIA DAS DISCUSSÕES DE GÊNERO NO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS É EVIDENCIADA NA LITERATURA. ESSA PESQUISA BUSCA A SELEÇÃO DE TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DE DOIS EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ANPED E ENPEC), NO PERÍODO DE 2005 A 2017 QUE DISCUTISSEM GÊNERO NA PESQUISA EM FORMAÇÃO DOCENTE E EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, FORAM ANALISADOS OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E IDENTIFICADOS NESTES SE HAVIA REFERÊNCIAS HISTÓRICAS, FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DE ACORDO COM A ABORDAGEM HFS DA CIÊNCIA. PARA A ANÁLISE DOCUMENTAL FORAM CONSTRUÍDAS PREVIAMENTE UNIDADES DE REGISTRO COM BASE NO REFERENCIAL DE BARDIN. OS TRABALHOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM UM AUMENTO DA DISCUSSÃO DE GÊNERO TANTO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA QUANTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM RELAÇÃO A ABORDAGEM HFS DA CIÊNCIA, SÃO ENCONTRADOS POUCOS ARTIGOS QUE ABORDEM A FILOSOFIA DA CIÊNCIA SEJA COMO REFERENCIAL, SEJA COMO JUSTIFICATIVA OU COMO INTERVENÇÃO. E ATÉ MESMO A RELAÇÃO ENTRE A HFS DA CIÊNCIA COM QUESTÕES DE GÊNERO É MENOR AINDA NOS ARTIGOS. OS TRABALHOS ENCONTRADOS NO LEVANTAMENTO DEMONSTRAM QUE OCORREU UM AUMENTO DO QUADRO DE NÚMERO DE TRABALHOS NO ASSUNTO NO BRASIL, PORÉM HÁ NECESSIDADE DE PESQUISAS NESSA PROBLEMÁTICA, UMA VEZ QUE DISCUSSÕES A RESPEITO DAS QUESTÕES DE GÊNERO ABORDANDO A HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA, POIS FORNECEM CONHECIMENTO PARA QUE ALUNOS E PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE A SOCIEDADE SE AFASTE DO SENSO COMUM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.