O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, A INSTITUIÇÃO QUE OFERTAM, OS PROFISSIONAIS E TAMBÉM AS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E EDUCACIONAL DO ALUNO QUE FREQUENTAM ESSA MODALIDADE DE ENSINO, ASSIM COMO A MOTIVAÇÃO QUE OS FIZERAM RETORNAR PARA DAR CONTINUIDADE EM SEUS ESTUDOS. PARA ISTO, REALIZOU-SE ANÁLISE A PARTIR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE REDE ESTADUAL DO PIAUÍ, PAUTADA POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ACERCA DA TEMÁTICA. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DE CONHECIMENTOS DE AUTORES COMO ARROYO (2006), RIBEIRO(2001) E PAULO FREIRE (2001) VISANDO DISCUTIR OS PERFIS DOS ALUNOS E PROFESSORES DA EJA ABORDANDO QUESTÕES REFERENTES A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS CONCRETAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DESTES EDUCADORES QUE PROPICIEM MELHORES CONDIÇÕES DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS AOS ALUNOS.