Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÕES ACADÊMICAS E TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS

Palavra-chaves: PROFESSOR PESQUISADOR, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE PORTUGUÊS, ESTADO DO CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62011
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2953
    "inscrito_id" => 12479
    "titulo" => "PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÕES ACADÊMICAS E TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR AS TENDÊNCIAS ENCONTRADAS NOS ESTUDOS FRENTE ÀS ABORDAGENS DA TEMÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA TANTO, FORAM TOMADAS COMO BASE AS PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (BTD/CAPES) E NA BIBLIOTECA VIRTUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), ENTRE OS PERÍODOS DE 1987 A 2018, E ENTRE 2000 A 2018, RESPECTIVAMENTE. FUNDAMENTADO NA PERSPECTIVA QUE ENCARA A PESQUISA DOCENTE COMO MOVIMENTO CONTRA-HEGEMÔNICO PRESENTE EM TODO O MUNDO, BEM COMO EM SUA POSSIBILIDADE DE OPORTUNIZAR AO PROFESSOR O ROMPIMENTO COM A RACIONALIDADE TÉCNICA COMUM ÀS PRÁTICAS DE ENSINO TRADICIONAIS E TRANSMISSIVAS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA POSTURA CRÍTICA E REFLEXIVA, OS RESULTADOS DESTE ESTUDO REVELAM AS LACUNAS NAS PUBLICAÇÕES JÁ EXISTENTES SOBRE A TEMÁTICA E APONTAM CAMINHOS PARA SUA ABORDAGEM. TAIS RESULTADOS APONTAM,AINDA, A PESQUISA COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE, BEM COMO DISCORREM ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E AS PERSPECTIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR PESQUISADOR, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE PORTUGUÊS, ESTADO DO CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID12479_05092019102314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA FALCAO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA FALCAO"
    "autor_email" => "gabi.lins.falcao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62011
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2953
    "inscrito_id" => 12479
    "titulo" => "PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÕES ACADÊMICAS E TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR AS TENDÊNCIAS ENCONTRADAS NOS ESTUDOS FRENTE ÀS ABORDAGENS DA TEMÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA TANTO, FORAM TOMADAS COMO BASE AS PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (BTD/CAPES) E NA BIBLIOTECA VIRTUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), ENTRE OS PERÍODOS DE 1987 A 2018, E ENTRE 2000 A 2018, RESPECTIVAMENTE. FUNDAMENTADO NA PERSPECTIVA QUE ENCARA A PESQUISA DOCENTE COMO MOVIMENTO CONTRA-HEGEMÔNICO PRESENTE EM TODO O MUNDO, BEM COMO EM SUA POSSIBILIDADE DE OPORTUNIZAR AO PROFESSOR O ROMPIMENTO COM A RACIONALIDADE TÉCNICA COMUM ÀS PRÁTICAS DE ENSINO TRADICIONAIS E TRANSMISSIVAS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA POSTURA CRÍTICA E REFLEXIVA, OS RESULTADOS DESTE ESTUDO REVELAM AS LACUNAS NAS PUBLICAÇÕES JÁ EXISTENTES SOBRE A TEMÁTICA E APONTAM CAMINHOS PARA SUA ABORDAGEM. TAIS RESULTADOS APONTAM,AINDA, A PESQUISA COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE, BEM COMO DISCORREM ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E AS PERSPECTIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR PESQUISADOR, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE PORTUGUÊS, ESTADO DO CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID12479_05092019102314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA FALCAO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA FALCAO"
    "autor_email" => "gabi.lins.falcao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR AS TENDÊNCIAS ENCONTRADAS NOS ESTUDOS FRENTE ÀS ABORDAGENS DA TEMÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA TANTO, FORAM TOMADAS COMO BASE AS PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (BTD/CAPES) E NA BIBLIOTECA VIRTUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), ENTRE OS PERÍODOS DE 1987 A 2018, E ENTRE 2000 A 2018, RESPECTIVAMENTE. FUNDAMENTADO NA PERSPECTIVA QUE ENCARA A PESQUISA DOCENTE COMO MOVIMENTO CONTRA-HEGEMÔNICO PRESENTE EM TODO O MUNDO, BEM COMO EM SUA POSSIBILIDADE DE OPORTUNIZAR AO PROFESSOR O ROMPIMENTO COM A RACIONALIDADE TÉCNICA COMUM ÀS PRÁTICAS DE ENSINO TRADICIONAIS E TRANSMISSIVAS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA POSTURA CRÍTICA E REFLEXIVA, OS RESULTADOS DESTE ESTUDO REVELAM AS LACUNAS NAS PUBLICAÇÕES JÁ EXISTENTES SOBRE A TEMÁTICA E APONTAM CAMINHOS PARA SUA ABORDAGEM. TAIS RESULTADOS APONTAM,AINDA, A PESQUISA COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE, BEM COMO DISCORREM ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E AS PERSPECTIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.