ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR AS TENDÊNCIAS ENCONTRADAS NOS ESTUDOS FRENTE ÀS ABORDAGENS DA TEMÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA TANTO, FORAM TOMADAS COMO BASE AS PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (BTD/CAPES) E NA BIBLIOTECA VIRTUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), ENTRE OS PERÍODOS DE 1987 A 2018, E ENTRE 2000 A 2018, RESPECTIVAMENTE. FUNDAMENTADO NA PERSPECTIVA QUE ENCARA A PESQUISA DOCENTE COMO MOVIMENTO CONTRA-HEGEMÔNICO PRESENTE EM TODO O MUNDO, BEM COMO EM SUA POSSIBILIDADE DE OPORTUNIZAR AO PROFESSOR O ROMPIMENTO COM A RACIONALIDADE TÉCNICA COMUM ÀS PRÁTICAS DE ENSINO TRADICIONAIS E TRANSMISSIVAS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA POSTURA CRÍTICA E REFLEXIVA, OS RESULTADOS DESTE ESTUDO REVELAM AS LACUNAS NAS PUBLICAÇÕES JÁ EXISTENTES SOBRE A TEMÁTICA E APONTAM CAMINHOS PARA SUA ABORDAGEM. TAIS RESULTADOS APONTAM,AINDA, A PESQUISA COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE, BEM COMO DISCORREM ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E AS PERSPECTIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.