O OBJETIVO DESSE ARTIGO É COMPREENDER AS PRÁTICAS E SABERES DE ANCESTRALIDADE INDÍGENA RELATIVA AOS PROCESSOS FÍSICOS PRESENTES NO TIPITI COMO UM TIPO DE ALAVANCA. ESTA PESQUISA TEVE COMO ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA DE CAMPO. A IMERSÃO NO CAMPO OCORREU POR MEIO DE VISITA AOS DOIS ARTESÃOS DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES-PI PARA REALIZAÇÃO DE CONVITE, EXPLICAÇÃO DA NATUREZA DO PROJETO DE PESQUISA E AGENDAMENTO PARA A COLETA DE DADOS. ALÉM DOS ARTESÃOS, HOUVE ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DE FÍSICA DA ÚNICA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES. APÓS O MAPEAMENTO DOS CONHECIMENTOS, BUSCOU-SE UMA APROXIMAÇÃO COM O CONHECIMENTO DO COTIDIANO DOS ARTESÃOS POR MEIO DA APLICAÇÃO CORRELACIONAL DOS CONHECIMENTOS DE FÍSICA, PARA ANALISAR O TIPITI POR MEIO DA PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE ALAVANCA, CÁLCULO DE FORÇA E PRESSÃO. ENFIM, O ESTUDO DO TIPITI CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE DIALOGA COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E MULTICULTURALISTA QUE DESPERTA PARA A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A REFLEXÃO DE CONHECIMENTOS QUE SÃO CONSTRUÍDOS FORA E DENTRO DA ESCOLA E QUE MANTÊM RELAÇÃO COM SABERES E PRÁTICAS DE ANCESTRALIDADE INDÍGENAS.