Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE PRESSÃO NO TIPITI A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ARTESÃOS DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES-PI

Palavra-chaves: TIPITI, FORÇA, ALAVANCA, ETNOFÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60430
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 179
    "titulo" => "ESTUDO DE PRESSÃO NO TIPITI A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ARTESÃOS DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES-PI"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESSE ARTIGO É COMPREENDER AS PRÁTICAS E SABERES DE ANCESTRALIDADE INDÍGENA RELATIVA AOS PROCESSOS FÍSICOS PRESENTES NO TIPITI COMO UM TIPO DE ALAVANCA. ESTA PESQUISA TEVE COMO ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA DE CAMPO. A IMERSÃO NO CAMPO OCORREU POR MEIO DE VISITA AOS DOIS ARTESÃOS DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES-PI PARA REALIZAÇÃO DE CONVITE, EXPLICAÇÃO DA NATUREZA DO PROJETO DE PESQUISA E AGENDAMENTO PARA A COLETA DE DADOS. ALÉM DOS ARTESÃOS, HOUVE ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DE FÍSICA DA ÚNICA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES. APÓS O MAPEAMENTO DOS CONHECIMENTOS, BUSCOU-SE UMA APROXIMAÇÃO COM O CONHECIMENTO DO COTIDIANO DOS ARTESÃOS POR MEIO DA APLICAÇÃO CORRELACIONAL DOS CONHECIMENTOS DE FÍSICA, PARA ANALISAR O TIPITI POR MEIO DA PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE ALAVANCA, CÁLCULO DE FORÇA E PRESSÃO. ENFIM, O ESTUDO DO TIPITI CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE DIALOGA COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E MULTICULTURALISTA QUE DESPERTA PARA A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A REFLEXÃO DE CONHECIMENTOS QUE SÃO CONSTRUÍDOS FORA E DENTRO DA ESCOLA E QUE MANTÊM RELAÇÃO COM SABERES E PRÁTICAS DE ANCESTRALIDADE INDÍGENAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "TIPITI, FORÇA, ALAVANCA, ETNOFÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID179_31072019180857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDINHA NUNES GOMES VILANOVA"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDINHA"
    "autor_email" => "s.anny.love@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI- CAMPUS ANGICAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60430
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 179
    "titulo" => "ESTUDO DE PRESSÃO NO TIPITI A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ARTESÃOS DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES-PI"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESSE ARTIGO É COMPREENDER AS PRÁTICAS E SABERES DE ANCESTRALIDADE INDÍGENA RELATIVA AOS PROCESSOS FÍSICOS PRESENTES NO TIPITI COMO UM TIPO DE ALAVANCA. ESTA PESQUISA TEVE COMO ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA DE CAMPO. A IMERSÃO NO CAMPO OCORREU POR MEIO DE VISITA AOS DOIS ARTESÃOS DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES-PI PARA REALIZAÇÃO DE CONVITE, EXPLICAÇÃO DA NATUREZA DO PROJETO DE PESQUISA E AGENDAMENTO PARA A COLETA DE DADOS. ALÉM DOS ARTESÃOS, HOUVE ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DE FÍSICA DA ÚNICA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES. APÓS O MAPEAMENTO DOS CONHECIMENTOS, BUSCOU-SE UMA APROXIMAÇÃO COM O CONHECIMENTO DO COTIDIANO DOS ARTESÃOS POR MEIO DA APLICAÇÃO CORRELACIONAL DOS CONHECIMENTOS DE FÍSICA, PARA ANALISAR O TIPITI POR MEIO DA PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE ALAVANCA, CÁLCULO DE FORÇA E PRESSÃO. ENFIM, O ESTUDO DO TIPITI CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE DIALOGA COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E MULTICULTURALISTA QUE DESPERTA PARA A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A REFLEXÃO DE CONHECIMENTOS QUE SÃO CONSTRUÍDOS FORA E DENTRO DA ESCOLA E QUE MANTÊM RELAÇÃO COM SABERES E PRÁTICAS DE ANCESTRALIDADE INDÍGENAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "TIPITI, FORÇA, ALAVANCA, ETNOFÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID179_31072019180857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDINHA NUNES GOMES VILANOVA"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDINHA"
    "autor_email" => "s.anny.love@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI- CAMPUS ANGICAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESSE ARTIGO É COMPREENDER AS PRÁTICAS E SABERES DE ANCESTRALIDADE INDÍGENA RELATIVA AOS PROCESSOS FÍSICOS PRESENTES NO TIPITI COMO UM TIPO DE ALAVANCA. ESTA PESQUISA TEVE COMO ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA DE CAMPO. A IMERSÃO NO CAMPO OCORREU POR MEIO DE VISITA AOS DOIS ARTESÃOS DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES-PI PARA REALIZAÇÃO DE CONVITE, EXPLICAÇÃO DA NATUREZA DO PROJETO DE PESQUISA E AGENDAMENTO PARA A COLETA DE DADOS. ALÉM DOS ARTESÃOS, HOUVE ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DE FÍSICA DA ÚNICA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES. APÓS O MAPEAMENTO DOS CONHECIMENTOS, BUSCOU-SE UMA APROXIMAÇÃO COM O CONHECIMENTO DO COTIDIANO DOS ARTESÃOS POR MEIO DA APLICAÇÃO CORRELACIONAL DOS CONHECIMENTOS DE FÍSICA, PARA ANALISAR O TIPITI POR MEIO DA PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE ALAVANCA, CÁLCULO DE FORÇA E PRESSÃO. ENFIM, O ESTUDO DO TIPITI CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE DIALOGA COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E MULTICULTURALISTA QUE DESPERTA PARA A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A REFLEXÃO DE CONHECIMENTOS QUE SÃO CONSTRUÍDOS FORA E DENTRO DA ESCOLA E QUE MANTÊM RELAÇÃO COM SABERES E PRÁTICAS DE ANCESTRALIDADE INDÍGENAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.