ESTE TRABALHO TEM COMO TEMA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. O MESMO SE INSCREVE COMO UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE NATUREZA QUALITATIVA, POIS BUSCA APROFUNDAR A COMPREENSÃO A RESPEITO DO TEMA EM QUESTÃO. FOI UTILIZADO COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO ONLINE. O PÚBLICO ALVO FORAM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MORENO, REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE/PE. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI O DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONSIDERE O SABER UM ELEMENTO TRANSDISCIPLINAR. ASSIM, O PROBLEMA DA PESQUISA VISLUMBROU RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA: QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONSIDERE O SABER UM ELEMENTO TRANSDISCIPLINAR? OS PRINCIPAIS TEÓRICOS UTILIZADOS FORAM ALVARADO-PRADA, FREITAS E FREITAS (2010); MORIN (2011, 2014); MORAES (2010); MORAES E VALENTE (2008), ENTRE OUTROS. CONCLUI-SE, A PARTIR DAS ANÁLISES TECIDAS, QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DE UM PROFESSOR PESQUISADOR QUE CONSIDERE O SABER UM ELEMENTO TRANSDISCIPLINAR CAPAZ DE PROMOVER UM TIPO DE EDUCAÇÃO ABERTA, FLUIDA E EMANCIPATÓRIA.