O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARA UM BOM DESEMPENHO DOCENTE, ANALISANDO QUE O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESCOLAR VEM CADA VEZ MAIS SE TORNANDO IMPORTANTE PARA O BOM DESEMPENHO DOCENTE EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA QUE OCORRA DE FATO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE HOUVE A OBSERVAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CE. ONDE A GESTÃO DA REFERIDA ESCOLA DETERMINA ALGUMAS METAS A SEREM CUMPRIDAS, O PAPEL DO EDUCADOR DURANTE A SOCIALIZAÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS COMPETÊNCIAS QUE O EDUCADOR PRECISA DESENVOLVER NO ALUNO. CONCLUI-SE QUE A PRESENTE PESQUISA PERMITIU PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DE COMO OCORRE O PROCEDIMENTO DE PLANEJAMENTO NA INSTITUIÇÃO, POSSIBILITANDO ASSIM UMA MELHOR PERCEPÇÃO SOBRE A PARCERIA DA GESTÃO, DO QUADRO DOCENTE E O PAPEL DO EDUCADOR DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO.