A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL REPRESENTA UMA FERRAMENTA QUE CRIA CONEXÕES ENTRE AS PESSOAS E OS LUGARES, VAI ALÉM DA SIMPLES INFORMAÇÃO, POIS ENVOLVE A TRANSMISSÃO DE UMA MENSAGEM SIGNIFICATIVA. ASSIM, COM BASE NESSA PERSPECTIVA SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA É CAPAZ DE SENSIBILIZAR E DESPERTAR NOS SUJEITOS A REFLEXÃO E A LEITURA CRÍTICA DO CONTEXTO AMBIENTAL, COLABORANDO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, PROVOCANDO TOMADAS DE DECISÕES POSITIVAS FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, ALÉM DE SER UMA FORTE ALIADA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. APESAR DE INCIPIENTE NO BRASIL, A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL É UMA ATIVIDADE QUE VEM SE MOSTRANDO RELEVANTE À TEMÁTICA DAS CAUSAS AMBIENTAIS. NESSE SENTIDO, ELA PODE TORNAR AINDA MAIS EFICIENTE QUANDO ABORDADA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL. ESTA INVESTIGAÇÃO É RESULTADO DE UMA PROPOSTA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E TEM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA A PARTIR DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA, TRANSFORMADORA E EMANCIPATÓRIA. AO FINAL DESTA INVESTIGAÇÃO, ENFATIZA-SE A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO FORMAL E INFORMAL DA EDUCAÇÃO, COM PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS PARA AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, ALÉM DE DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ESTIMULEM A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NA PERSPECTIVA CRÍTICA, PARA QUE POSSAM CONTRIBUIR COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, ATRAVÉS DO COMBATE DAS POLÍTICAS QUE FAVORECEM AS DESIGUALDADES E AS INJUSTIÇAS SOCIOAMBIENTAIS.