A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) VEM SENDO A MODALIDADE EDUCACIONAL, QUE MAIS SE DESTACA ATUALMENTE DEVIDO A SUA FLEXIBILIDADE DE APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTA COMUNICAÇÃO É BUSCAR AS ALTERNATIVAS QUE POSSAM CONTRIBUIR E APRIMORAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TRAZENDO PARA OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E REFLETIR SOBRE A APROXIMAÇÃO DO ALUNO E MOTIVAÇÃO DO PROFISSIONAL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO CEDERJ. COMO METODOLOGIA DO TRABALHO ADOTOU-SE UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA APOIADA NO PROCEDIMENTO TÉCNICO DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO ATENDER AOS ENFRENTAMENTOS ELENCADOS NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESTA PESQUISA. NO ENTANTO, COMO RESULTADO ESPERADO DO PRESENTE TRABALHO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE EXISTEM DIVERSAS FERRAMENTAS FACILITADORAS, MEDIADAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE ESTIMULAM DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA, E A PRINCIPAL RELAÇÃO HUMANIZADA DO MEDIADOR PEDAGÓGICO INCENTIVANDO O ALUNO A VALORIZAÇÃO DA AUTOESTIMA DURANTE OS ESTUDOS. CONSIDEROU-SE TAMBÉM QUE A TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO É FUNDAMENTAL, MAS É PRECISO INCENTIVO, APROXIMAÇÃO NESTA INTERATIVIDADE BUSCANDO SUPERAR A DISTÂNCIA, TRANSFORMANDO E FACILITANDO O ENSINO APRENDIZADO, HUMANIZANDO E APROXIMANDO A EQUIPE PROFISSIONAL CONSIDERANDO AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E SUAS PECULIARIDADES.