ESSE TRABALHO FOI FEITO POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ESTUDO DE CASO, COM OBJETIVO LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO ATUAL DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE, PARA A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES PROJETAR AÇÕES FORMATIVAS PARA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS VIA LABORATÓRIO PODE SER ABORDADO COMO INSTRUMENTO PARA CONTRAPOR ESTA CONCEPÇÃO, PARA TANTO, ESTABELECER A RACIONALIDADE QUE PERMEIA O ENSINO DE CIÊNCIAS VIA LABORATÓRIO EDUCACIONAL SERIA UM PASSO INICIAL EM BUSCA DE PROPOR NOVAS METODOLOGIAS COM BASE NA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE. VERIFICAMOS QUE NAS MAIORIAS DAS ESCOLAS OS LABORATÓRIOS FORAM RECEBIDOS NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2006 E 2009, SEM O PLANEJAMENTO PRÉVIO DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR, SEM CAPACITAÇÃO PARA OS DOCENTES E SEM MANUAIS DE UTILIZAÇÃO, DESCARTE E REPOSIÇÃO DOS MATERIAIS. AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NESTA PERSPECTIVA FOGEM À CONCEPÇÃO DE LABORATÓRIO COMO ESPAÇO PARA A COMPROVAÇÃO DE TEORIAS E CONCEBEM A EXPERIMENTAÇÃO COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO DA CULTURA CIENTÍFICA. ESTES ELEMENTOS COMPÕEM AS DISCUSSÕES QUE BUSCAREMOS REALIZAR NO PRESENTE TRABALHO, ONDE O LABORATÓRIO SE TORNA UMA PONTE PARA HAVER MAIS INTERAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, QUE LEVA OS DISCENTES A FAZEREM TROCA DE EXPERIÊNCIA, FORA E DENTRO DA ESCOLA, ONDE O ESPIRITO DA COLETIVIDADE É DESENVOLVIDO. CONCLUINDO QUE USO DO MESMO É MUITO SIGNIFICANTE, ONDE AJUDA OS DISCENTES A FAZEREM TROCA DE EXPERIÊNCIA, FORA E DENTRO DA ESCOLA.