TRABALHAR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA PROPORCIONA MOMENTOS DE APRENDIZAGEM APROXIMANDO CONCEITOS QUÍMICOS DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO. SÃO MUITAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS, DESDE AS ESTRUTURAS FÍSICAS E ORGANIZACIONAIS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, BEM COMO O POUCO TEMPO QUE OS PROFESSORES DISPÕEM PARA PREPARAR ESSAS AULAS. SABE-SE QUE O LIVRO DIDÁTICO É UM DOS PRINCIPAIS MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES, TORNANDO-SE IMPORTANTE SABER ANALISÁ-LO CRITICAMENTE. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS ROTEIROS EXPERIMENTAIS SOBRE O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO-PNLEM DE 2018. OS ROTEIROS SERÃO ANALISADOS, BUSCANDO VERIFICAR SE ELES SE ENQUADRAM DENTRO DAS PERSPECTIVAS DESCRITAS NA LITERATURA: EMPIRISTA INDUTIVISTA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA. COM BASE NA ANÁLISE DOS ROTEIROS PROPOSTOS NESTA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE, APENAS UMA DAS OBRAS SE ENQUADROU DENTRO DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. AS OUTRAS OBRAS, SE ENQUADRARAM DENTRO DE UMA PERSPECTIVA EMPIRISTA INDUTIVISTA, SENDO NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES POSSAM PROPOR UMA REFORMULAÇÃO DESTES ROTEIROS, BUSCANDO INCORPORAR CARACTERÍSTICAS DE UM ROTEIRO EXPERIMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA OU INVESTIGATIVA, ATENDENDO AS NECESSIDADES DE SE ENSINAR QUÍMICA, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA, COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES.