UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE BOTÕES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62942 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1537 "inscrito_id" => 1744 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE BOTÕES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA" "resumo" => "UMA DAS PROPOSTAS QUE VÊM SENDO UTILIZADAS ULTIMAMENTE É O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS DENTRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, POIS DESENVOLVEM O RACIOCÍNIO E DESPERTAM UMA MOTIVAÇÃO PRA APRENDER A TEMÁTICA ABORDADA. O OBJETIVO DO ARTIGO É DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ESCOLA DE REDE PUBLICA CETI LIMA REBELO. O JOGO DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS FOI APLICADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, DE TEMPO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PIAUÍ. ESTE JOGO FOI REALIZADO EM TURMAS DOS SEGUNDOS ANOS A, B E C. INICIALMENTE, HOUVE UMA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, OCORRENDO UMA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E O JOGO. APÓS A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA, OS ESTUDANTES RESPONDERAM TODAS AS PERGUNTAS DE FORMA CORRETA, NO TEMPO DETERMINADO. DESTA FORMA, PERCEBEU-SE QUE OS MESMOS OBTIVERAM CONHECIMENTO DE UMA FORMA DIFERENCIADA DE APRENDIZAGEM A RESPEITO DOS ASSUNTOS ABORDADOS NAS AULAS TEÓRICAS, E TAMBÉM NAS PRÁTICAS DESSE TEMA. NESSA PERSPECTIVA, NOTAMOS A REAL SIGNIFICÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE TIPO DE RECURSO, NO CASO DOS JOGOS EDUCATIVOS NA ESCOLA, ONDE OS ALUNOS PASSAM A APRESENTAR UM MAIOR ENGAJAMENTO E INTERESSE PELO TEMA TRATADO NESSAS ATIVIDADES DE CARÁTER LÚDICO. NESSE SENTIDO, CABE DESTACAR, QUE A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA PARA ENSINAR A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE A MESMA PROPORCIONA UM MAIOR ENVOLVIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS E UMA MAIOR INTERAÇÃO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, ATIVIDADES LÚDICA, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID1744_14082019143134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO ALMEIDA DE FREITAS " "autor_nome_curto" => "DIEGO ALMEIDA" "autor_email" => "diego.freittas20171997@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62942 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1537 "inscrito_id" => 1744 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE BOTÕES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA" "resumo" => "UMA DAS PROPOSTAS QUE VÊM SENDO UTILIZADAS ULTIMAMENTE É O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS DENTRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, POIS DESENVOLVEM O RACIOCÍNIO E DESPERTAM UMA MOTIVAÇÃO PRA APRENDER A TEMÁTICA ABORDADA. O OBJETIVO DO ARTIGO É DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ESCOLA DE REDE PUBLICA CETI LIMA REBELO. O JOGO DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS FOI APLICADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, DE TEMPO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PIAUÍ. ESTE JOGO FOI REALIZADO EM TURMAS DOS SEGUNDOS ANOS A, B E C. INICIALMENTE, HOUVE UMA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, OCORRENDO UMA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E O JOGO. APÓS A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA, OS ESTUDANTES RESPONDERAM TODAS AS PERGUNTAS DE FORMA CORRETA, NO TEMPO DETERMINADO. DESTA FORMA, PERCEBEU-SE QUE OS MESMOS OBTIVERAM CONHECIMENTO DE UMA FORMA DIFERENCIADA DE APRENDIZAGEM A RESPEITO DOS ASSUNTOS ABORDADOS NAS AULAS TEÓRICAS, E TAMBÉM NAS PRÁTICAS DESSE TEMA. NESSA PERSPECTIVA, NOTAMOS A REAL SIGNIFICÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE TIPO DE RECURSO, NO CASO DOS JOGOS EDUCATIVOS NA ESCOLA, ONDE OS ALUNOS PASSAM A APRESENTAR UM MAIOR ENGAJAMENTO E INTERESSE PELO TEMA TRATADO NESSAS ATIVIDADES DE CARÁTER LÚDICO. NESSE SENTIDO, CABE DESTACAR, QUE A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA PARA ENSINAR A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE A MESMA PROPORCIONA UM MAIOR ENVOLVIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS E UMA MAIOR INTERAÇÃO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, ATIVIDADES LÚDICA, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID1744_14082019143134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO ALMEIDA DE FREITAS " "autor_nome_curto" => "DIEGO ALMEIDA" "autor_email" => "diego.freittas20171997@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }