SANTOS, Carolina Lima Dos. Pensar educação: o pragmatismo e a crítica de hannah arendt. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61950>. Acesso em: 22/11/2024 10:30
ESTE TRABALHO POSSUI O OBJETIVO DE APRESENTAR REFLEXÕES DA FILOSOFA HANNAH ARENDT SOBRE A EDUCAÇÃO E SUA CRÍTICA AOS NOVOS MODELOS PEDAGÓGICOS DO SÉCULO XX, ENTRE ELES O PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DOS TEÓRICOS ACIMA MENCIONADOS, PARA A CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO, AO PROPOREM NOVOS OLHARES E PRÁTICAS PARA ESTE CAMPO. BUSCA-SE ENTENDER COMO É POSSÍVEL AGREGAR A VALORIZAÇÃO DAS TRADIÇÕES SOCIAIS AO GANHO DOS NOVOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, REALIZANDO TODA UMA EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA E REFLEXIVA. EVIDENCIAMOS CONCEITOS PRESENTES NA OBRA DE ARENDT “ENTRE O PASSADO E O FUTURO”. CONCLUI-SE ENTÃO QUE O CONHECIMENTO DEVE ESTAR PAUTADO NAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS QUE SE PERPETUARAM E REGERAM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE, CONSTRUÇÕES QUE ENGENDRAM OS DISCURSOS DE CONHECIMENTO ENTRE OS OUTROS E O MUNDO.