Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ: DA IDEAÇÃO À EXPANSÃO

Palavra-chaves: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO MÉDIO INTEGRADO Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60183
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4512
    "inscrito_id" => 7330
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ: DA IDEAÇÃO À EXPANSÃO"
    "resumo" => "DESENVOLVER UM ESTUDO ENVOLVENDO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO, LEVA-NOS A UMA AÇÃO REFLEXIVA COM O INTUITO DE COMPREENDER QUAIS OS CAMINHOS PELOS QUAIS PERCORRERAM ESSA TEMÁTICA, BEM COMO O CONTEXTO HISTÓRICO QUE IMPULSIONOU O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O PERCURSO HISTÓRICO PELO QUAL PASSOU A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ E QUAIS FATORES IMPULSIONARAM A IDEAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, BUSCANDO AINDA COMPREENDER COMO OCORREU A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ANALISAR SUA EXPANSÃO ENTRE OS ANOS DE 2008 A 2018, OU SEJA, UMA DÉCADA DESSA POLÍTICA PÚBLICA, COM ÊNFASE NA EXPANSÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEPS). PARA A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA, TRAÇAMOS NOSSO PERCURSO A PARTIR DE UM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA ONDE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL FORAM AS MODALIDADES DE INVESTIGAÇÃO. PODEMOS CONCLUIR QUE APÓS UMA DÉCADA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ HOUVE UMA CRESCENTE EXPANSÃO NO QUE SE REFERE À MATRÍCULA, QUANTIDADE DE CURSOS OFERTADOS, QUANTIDADE DE ESCOLAS E CIDADES ATENDIDAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID7330_26092019183335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA FROTA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA FROTA"
    "autor_email" => "marcia.ffrota@gmail.com"
    "autor_ies" => "INTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60183
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4512
    "inscrito_id" => 7330
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ: DA IDEAÇÃO À EXPANSÃO"
    "resumo" => "DESENVOLVER UM ESTUDO ENVOLVENDO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO, LEVA-NOS A UMA AÇÃO REFLEXIVA COM O INTUITO DE COMPREENDER QUAIS OS CAMINHOS PELOS QUAIS PERCORRERAM ESSA TEMÁTICA, BEM COMO O CONTEXTO HISTÓRICO QUE IMPULSIONOU O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O PERCURSO HISTÓRICO PELO QUAL PASSOU A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ E QUAIS FATORES IMPULSIONARAM A IDEAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, BUSCANDO AINDA COMPREENDER COMO OCORREU A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ANALISAR SUA EXPANSÃO ENTRE OS ANOS DE 2008 A 2018, OU SEJA, UMA DÉCADA DESSA POLÍTICA PÚBLICA, COM ÊNFASE NA EXPANSÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEPS). PARA A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA, TRAÇAMOS NOSSO PERCURSO A PARTIR DE UM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA ONDE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL FORAM AS MODALIDADES DE INVESTIGAÇÃO. PODEMOS CONCLUIR QUE APÓS UMA DÉCADA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ HOUVE UMA CRESCENTE EXPANSÃO NO QUE SE REFERE À MATRÍCULA, QUANTIDADE DE CURSOS OFERTADOS, QUANTIDADE DE ESCOLAS E CIDADES ATENDIDAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID7330_26092019183335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA FROTA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA FROTA"
    "autor_email" => "marcia.ffrota@gmail.com"
    "autor_ies" => "INTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DESENVOLVER UM ESTUDO ENVOLVENDO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO, LEVA-NOS A UMA AÇÃO REFLEXIVA COM O INTUITO DE COMPREENDER QUAIS OS CAMINHOS PELOS QUAIS PERCORRERAM ESSA TEMÁTICA, BEM COMO O CONTEXTO HISTÓRICO QUE IMPULSIONOU O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O PERCURSO HISTÓRICO PELO QUAL PASSOU A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ E QUAIS FATORES IMPULSIONARAM A IDEAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, BUSCANDO AINDA COMPREENDER COMO OCORREU A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ANALISAR SUA EXPANSÃO ENTRE OS ANOS DE 2008 A 2018, OU SEJA, UMA DÉCADA DESSA POLÍTICA PÚBLICA, COM ÊNFASE NA EXPANSÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEPS). PARA A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA, TRAÇAMOS NOSSO PERCURSO A PARTIR DE UM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA ONDE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL FORAM AS MODALIDADES DE INVESTIGAÇÃO. PODEMOS CONCLUIR QUE APÓS UMA DÉCADA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ HOUVE UMA CRESCENTE EXPANSÃO NO QUE SE REFERE À MATRÍCULA, QUANTIDADE DE CURSOS OFERTADOS, QUANTIDADE DE ESCOLAS E CIDADES ATENDIDAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.