A PRESENTE PESQUISA INSERE-SE NA ÁREA DO LETRAMENTO DIGITAL COM FOCO NO USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA ONLINE E SEU POSSÍVEL FAVORECIMENTO PELA PROPOSIÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) EM REPOSITÓRIO DIGITAL. POR COMPREENDER QUE O AVANÇO TECNOLÓGICO TEM GRANDE IMPACTO NA VIDA SOCIAL E INDIVIDUAL DOS SERES HUMANOS E QUE A EDUCAÇÃO E O ENSINO NÃO PODEM ESTAR ALHEIOS A ESSES AVANÇOS, A PESQUISA SE UTILIZOU DE UM AMBIENTE VIRTUAL E UM SUPORTE DIGITAL, ALÉM DE UMA SD E O ESTUDO DE UM GÊNERO EMERGENTE, O GIF, COMO PARTE DO PROCESSO DE ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA ONLINE. A PESQUISA SE BASEIA NA TEORIA ENUNCIATIVA DA LINGUAGEM (BAKHTIN, 2003), NO CONCEITO DE LETRAMENTO DIGITAL (SOARES, 2002; GOMES, 2007; ROJO, 2013; XAVIER, 2005; ARAÚJO, 2013); ASSIM COMO NOS ASPECTOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL (KOCH, ELIAS, 2011; MARCUSCHI, 2008), NOS OBJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (LEFFA, 2006), A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). ELA FOI AVALIADA POSITIVAMENTE, VISTO QUE O SUJEITO ENVOLVIDO NA PESQUISA DEMONSTROU ATIVIDADE DE LEITURA, HABILIDADE DE NAVEGAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS SIGNOS LINGUÍSTICOS SATISFATÓRIAS. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E VISA IDENTIFICAR OS BENEFÍCIOS QUE A INCLUSÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PODE PROPORCIONAR ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ATRAVÉS DA PESQUISA, ESPERA-SE CONTRIBUIR PARA O AVANÇO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PARA O ALINHAMENTO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS COM O COTIDIANO EDUCACIONAL, PARA QUE UM POSSA SERVIR DE SUPORTE AO OUTRO.