O ENSINO BRASILEIRO É REPLETO DE PROBLEMAS, SEJA ELE NO MEIO EDUCACIONAL OU SOCIAL. O PROGRAMA “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” SURGE COMO UMA FERRAMENTA DE AJUDA, COM O OBJETIVO DE APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. ASSIM OS ALUNOS DE LICENCIATURAS EM GERAL ATUAM COMO PROFESSORES TITULARES DE TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOB SUPERVISÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA E DO PROFESSOR REGENTE DA TURMA. OUTRO PROBLEMA ENFRENTADO PELOS PROFESSORES É A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS COM AS AULAS. PARA AJUDAR E DRIBLAR ESSES PROBLEMAS TEMOS AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS OU ATIVAS, QUE SURGEM COMO MEIO PARA O PROFESSOR ULTRAPASSAR ESTA BARREIRA TENTANDO ENVOLVER OS ALUNOS O MÁXIMO POSSÍVEL COM O CONTEÚDO E COM AS AULAS. PARA SE TER UM APROVEITAMENTO MELHOR E MAIS APROFUNDADO DAS AULAS. NESTE TRABALHO O INTUITO É DESCREVE UM DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS/PB, ONDE FORAM USADAS TRÊS METODOLOGIAS DISTINTAS MAS, COMPLEMENTARES NO QUAL PROPÕE-SE AUXILIAR E AVALIAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS QUANTO AO CONTEÚDO E AO MESMO TEMPO TENTAR FAZER COM QUE ELES APROVEITASSEM AO MÁXIMO A AULA, SEMPRE BUSCANDO CHAMAR A ATENÇÃO DO ALUNO E PROVOCANDO A SUA MOVIMENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.