ESTE ARTIGO VISA MOSTRAR QUE A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, É FATOR DETERMINANTE PARA A EFICÁCIA DO ENSINAR E DO APRENDER, E CONSIDERA-SE QUE ALGUMAS ATITUDES PODE FAZER COM QUE O RELACIONAMENTO ENTRE O DOCENTE E O DISCENTE POSSA SER SAUDÁVEL OU CONFLITUOSO, SENDO QUE O MESMO NÃO SÓ DEPENDE DE UM BOA DIDÁTICA, MAS DA AFETIVIDADE QUE PERMEIA ESSA RELAÇÃO, DANDO ÊNFASE À INFLUÊNCIA QUE ESTA RELAÇÃO EXERCE SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. DIANTE DAS CONSIDERAÇÕES ACIMA FOI ELABORADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ONDE TÍNHAMOS COMO PROBLEMÁTICA A SEGUINTE QUESTÃO: COMO A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO PODE CONTRIBUIR PARA O ENSINO E APRENDIZADO DA MATEMÁTICA? COMO BASE PARA A ELABORAÇÃO DE UMA RESPOSTA A ESTA PROBLEMÁTICA UTILIZAMOS O PONTO DE VISTA DOS SEGUINTES AUTORES (COSTA, MEDEIROS E FERNANDES; GOULART; LORENZATO (2010); SIQUEIRA (2003); SODRÉ). A PARTIR DE ENTÃO ELABORAMOS ESTE ARTIGO DA SEGUINTE MANEIRA: PRIMEIRO TÓPICO FOI EXPOSTO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO EDUCACIONAL E NO SEGUNDO MOMENTO TROUXE COMO VERTENTE A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO X O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA. PERANTE AS CONSIDERAÇÕES EXPOSTAS AO LONGO DO ARTIGO CONCLUI-SE, QUE O DISTANCIAMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, FAZ COM QUE OS ALUNOS PASSEM A DESRESPEITAR, AGREDIR VERBALMENTE OU FISICAMENTE O PROFESSOR E OS SEUS COMPANHEIROS DE SALA DE AULA, GERANDO ASSIM GRAVES PROBLEMAS RELACIONADOS A SAÚDE TANTO DO PROFESSOR QUANTO DO ALUNO E NA MAIORIA DAS VEZES ESSES CONFLITOS TRÁS COMO CONSEQUÊNCIA O NÃO APRENDIZADO DO CONTEÚDO APLICADO EM SALA DE AULA.