O presente artigo tem como objetivo analisar os contrastes nos resultados verificados no Índice de Desenvolvimento da EducaÇÃo BÁsica (IDEB), em duas escolas da Rede Municipal de BelÉm, uma que obteve a maior nota (6,8) e outra que obteve a menor nota (0,0), com base nos dados de 2017 e partindo da comparaÇÃo entre duas escolas com realidades diferenciadas. Os autores referencia da pesquisa foram Luck (2002) e LibÂneo (2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso comparativo entre ambas as escolas. A observaÇÃo in loco, aliada À aplicaÇÃo de entrevista semiestruturada, possibilitou a produÇÃo dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram diretores e coordenadores pedagÓgicos que atuam nas escolas, no intuito de investigar quem sÃo esses sujeitos, as atividades desenvolvidas, as prÁticas pedagÓgicas consideradas um diferencial para o alcance ou nÃo de resultados, as dificuldades que mais interferem nessas notas, alÉm das condiÇÕes de trabalho especÍficas e pertinentes a cada caso. Concluiu-se que, para alcanÇar bons Índices no IDEB, nÃo basta ter apenas o controle do fluxo escolar e/ou bom desempenho na Prova Brasil, faz-se necessÁrio compreender a relevÂncia da equipe pedagÓgica e dos docentes na participaÇÃo da construÇÃo de uma escola que planeja atividades diferenciadas, preocupa-se com os processos de aprendizagem e com o aluno que nÃo frequenta a escola, buscando dialogar com as famÍlias e tendo uma equipe capaz de se envolver no processo de melhoria da qualidade do ensino e do melhor desempenho dos alunos.