OS RESULTADOS DO IDEB E O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO AMAZÔNICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61904 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 3160 "titulo" => "OS RESULTADOS DO IDEB E O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO AMAZÔNICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar os contrastes nos resultados verificados no Índice de Desenvolvimento da EducaÇÃo BÁsica (IDEB), em duas escolas da Rede Municipal de BelÉm, uma que obteve a maior nota (6,8) e outra que obteve a menor nota (0,0), com base nos dados de 2017 e partindo da comparaÇÃo entre duas escolas com realidades diferenciadas. Os autores referencia da pesquisa foram Luck (2002) e LibÂneo (2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso comparativo entre ambas as escolas. A observaÇÃo in loco, aliada À aplicaÇÃo de entrevista semiestruturada, possibilitou a produÇÃo dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram diretores e coordenadores pedagÓgicos que atuam nas escolas, no intuito de investigar quem sÃo esses sujeitos, as atividades desenvolvidas, as prÁticas pedagÓgicas consideradas um diferencial para o alcance ou nÃo de resultados, as dificuldades que mais interferem nessas notas, alÉm das condiÇÕes de trabalho especÍficas e pertinentes a cada caso. Concluiu-se que, para alcanÇar bons Índices no IDEB, nÃo basta ter apenas o controle do fluxo escolar e/ou bom desempenho na Prova Brasil, faz-se necessÁrio compreender a relevÂncia da equipe pedagÓgica e dos docentes na participaÇÃo da construÇÃo de uma escola que planeja atividades diferenciadas, preocupa-se com os processos de aprendizagem e com o aluno que nÃo frequenta a escola, buscando dialogar com as famÍlias e tendo uma equipe capaz de se envolver no processo de melhoria da qualidade do ensino e do melhor desempenho dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "IDEB, ESCOLAS, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID3160_16042019114508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA SOUZA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA ALBUQUERQUE" "autor_email" => "andasouza2014@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61904 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 3160 "titulo" => "OS RESULTADOS DO IDEB E O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO AMAZÔNICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar os contrastes nos resultados verificados no Índice de Desenvolvimento da EducaÇÃo BÁsica (IDEB), em duas escolas da Rede Municipal de BelÉm, uma que obteve a maior nota (6,8) e outra que obteve a menor nota (0,0), com base nos dados de 2017 e partindo da comparaÇÃo entre duas escolas com realidades diferenciadas. Os autores referencia da pesquisa foram Luck (2002) e LibÂneo (2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso comparativo entre ambas as escolas. A observaÇÃo in loco, aliada À aplicaÇÃo de entrevista semiestruturada, possibilitou a produÇÃo dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram diretores e coordenadores pedagÓgicos que atuam nas escolas, no intuito de investigar quem sÃo esses sujeitos, as atividades desenvolvidas, as prÁticas pedagÓgicas consideradas um diferencial para o alcance ou nÃo de resultados, as dificuldades que mais interferem nessas notas, alÉm das condiÇÕes de trabalho especÍficas e pertinentes a cada caso. Concluiu-se que, para alcanÇar bons Índices no IDEB, nÃo basta ter apenas o controle do fluxo escolar e/ou bom desempenho na Prova Brasil, faz-se necessÁrio compreender a relevÂncia da equipe pedagÓgica e dos docentes na participaÇÃo da construÇÃo de uma escola que planeja atividades diferenciadas, preocupa-se com os processos de aprendizagem e com o aluno que nÃo frequenta a escola, buscando dialogar com as famÍlias e tendo uma equipe capaz de se envolver no processo de melhoria da qualidade do ensino e do melhor desempenho dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "IDEB, ESCOLAS, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID3160_16042019114508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA SOUZA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA ALBUQUERQUE" "autor_email" => "andasouza2014@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }