Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS JOGOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, COMUNICAÇÃO, NEE, TEA, TEA Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

VISTO QUE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA CARACTERIZA-SE COMO TRANSTORNO GLOBAL DO COMPORTAMENTO QUE AFETA NÃO SÓ A INTERAÇÃO SOCIAL, COMO TAMBÉM, PODE COMPROMETER A LINGUAGEM E OS COMPORTAMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, A PRESENTE PESQUISA BUSCA APRESENTAR ESTRATÉGIAS QUE OS PROFESSORES PODEM FAZER USO EM SALA DE AULA PARA QUE OCORRA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO. NESSE SENTIDO, OS JOGOS VIRTUAIS SURGEM COMO UMA ALTERNATIVA, POIS, ACOMPANHADOS DE MEDIAÇÃO ADEQUADA E ADAPTADOS PARA SEREM USADOS PEDAGOGICAMENTE, MOSTRAM-SE COMO EXCELENTE RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO SOCIAL, ALÉM DE SEREM BEM ATRAENTES E DESPERTAREM INTERESSE E CURIOSIDADE PARA TODAS AS CRIANÇAS, INCLUSIVE AS CRIANÇAS COM TEA. DESTE MODO, O TRABALHO SE CARACTERIZA POR UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, NA QUAL A COLETA DE DADOS SERÁ FEITA ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO COM PERGUNTAS SEMI ESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA. CONSTATA-SE ENTÃO QUE DESENVOLVER HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO É IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, E PARA OS ALUNOS COM TEA É UM DESAFIO, VISTO A DIFICULDADE QUE SE TEM COM A INTERAÇÃO SOCIAL, DIANTE DISSO BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO É DE GRANDE RELEVÂNCIA. POR TANTO OS JOGOS VIRTUAIS SURGEM PARA CONTRIBUIR COM A INCLUSÃO ESCOLAR ESTIMULANDO A LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO.

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