VISTO QUE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA CARACTERIZA-SE COMO TRANSTORNO GLOBAL DO COMPORTAMENTO QUE AFETA NÃO SÓ A INTERAÇÃO SOCIAL, COMO TAMBÉM, PODE COMPROMETER A LINGUAGEM E OS COMPORTAMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, A PRESENTE PESQUISA BUSCA APRESENTAR ESTRATÉGIAS QUE OS PROFESSORES PODEM FAZER USO EM SALA DE AULA PARA QUE OCORRA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO. NESSE SENTIDO, OS JOGOS VIRTUAIS SURGEM COMO UMA ALTERNATIVA, POIS, ACOMPANHADOS DE MEDIAÇÃO ADEQUADA E ADAPTADOS PARA SEREM USADOS PEDAGOGICAMENTE, MOSTRAM-SE COMO EXCELENTE RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO SOCIAL, ALÉM DE SEREM BEM ATRAENTES E DESPERTAREM INTERESSE E CURIOSIDADE PARA TODAS AS CRIANÇAS, INCLUSIVE AS CRIANÇAS COM TEA. DESTE MODO, O TRABALHO SE CARACTERIZA POR UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, NA QUAL A COLETA DE DADOS SERÁ FEITA ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO COM PERGUNTAS SEMI ESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA. CONSTATA-SE ENTÃO QUE DESENVOLVER HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO É IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, E PARA OS ALUNOS COM TEA É UM DESAFIO, VISTO A DIFICULDADE QUE SE TEM COM A INTERAÇÃO SOCIAL, DIANTE DISSO BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO É DE GRANDE RELEVÂNCIA. POR TANTO OS JOGOS VIRTUAIS SURGEM PARA CONTRIBUIR COM A INCLUSÃO ESCOLAR ESTIMULANDO A LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO.