ESTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR FORMAS DE INTERVENÇÃO EXISTENTES EM CASOS DE MÁ CONDUTA DE AUTORES, EDITORES E REVISORES DURANTE O PROCESSO DE CRIAÇÃO, REVISÃO E PUBLICAÇÃO DE MANUSCRITOS SUBMETIDOS EM PERIÓDICOS DA CAPES CLASSIFICADOS COMO QUALIS A1, A2, B1 E B2 DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. PARA ISSO, FORAM PESQUISADOS 671 PERIÓDICOS DOS QUAIS 144 FAZEM PARTE DO EXTRATO A1, 177 DO EXTRATO A2, 200 DO EXTRATO B1 E 150 DO EXTRATO B2, SEGUNDO A AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2013-2016 DA CAPES. A METODOLOGIA ENVOLVEU TRÊS ETAPAS: ESTUDO TEÓRICO/BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE INTEGRIDADE NA PESQUISA NAS PÁGINAS ELETRÔNICAS DOS PERIÓDICOS, E ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS. OS DADOS PESQUISADOS MOSTRAM QUE A CONDUTA DO PESQUISADOR É UM TEMA QUE NÃO TÊM TANTA RELEVÂNCIA NA LITERATURA NEM NO MEIO ACADÊMICO, EXISTINDO POUCOS ESTUDOS E PESQUISAS RELACIONADAS E O NÚMERO DE PERIÓDICOS PESQUISADOS NO QUALIS QUE POSSUEM ORIENTAÇÕES PARA SEUS AUTORES É ALTO. NO ENTANTO, SÃO MUITOS OS QUE NÃO CONTÉM INFORMAÇÕES EM SUA POLÍTICA EDITORIAL SOBRE INTEGRIDADE NA PUBLICAÇÃO E QUE NÃO APRESENTAM NENHUM TIPO DE ORIENTAÇÃO OU DISPOSITIVO QUE POSSA SER UTILIZADOS NA IDENTIFICAÇÃO, CORREÇÃO OU PREVENÇÃO DE CASOS DE PLÁGIO, FABRICAÇÃO OU INVENÇÃO DE DADOS, FALSIFICAÇÃO, AUTOPLÁGIO OU OUTRAS CONDUTAS INADEQUADAS DURANTE OU APÓS O PROCESSO DE PUBLICAÇÃO, O QUE PREOCUPA E COLOCA EM RISCO A QUALIDADE DAS PUBLICAÇÕES DESTES PERIÓDICOS E A ORIGINALIDADE E RELEVÂNCIA DAS PESQUISAS E DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS OBTIDOS.