O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA COMBATER OS CASOS DE EVASÃO ESCOLAR, TENDO COMO FOCO DE PESQUISA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MODALIDADE EJA DA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBISTCHEK DE ASSÚ/RN, MATRICULADOS NO PERÍODO NOTURNO. PARA IDENTIFICAR OS DIVERSOS FATORES QUE INFLUENCIAM NO AGRAVAMENTO DESTE PROBLEMA, OPTOU-SE POR REALIZAR UMA PESQUISA DE CARÁTER QUANTITATIVO-QUALITATIVO, A QUAL SE FEZ USO DE DADOS ESTATÍSTICOS FORNECIDOS PELO SISTEMA ACADÊMICO DA INSTITUIÇÃO, BEM COMO ENTREVISTAS COM PROFESSORES E ALUNOS, PARA LOGO DEPOIS CULMINAR COM A APLICAÇÃO DA OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, MOSTROU QUE PARA QUE HAJA UMA DIMINUIÇÃO NOS ÍNDICES DE EVASÃO, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E METODOLOGIAS PRÁTICAS QUE LEVEM AS AULAS ALÉM DA SALA CONVENCIONAL, SE FAZ NECESSÁRIO PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM OCORRA DE FORMA MAIS DINÂMICA, DIMINUINDO E EVITANDO O AGRAVAMENTO DO PROBLEMA EM QUESTÃO.