A PROPOSTA DE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O MÉTODO FÔNICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS E COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSE MÉTODO DIANTE DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (SEA), NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE CORRESPONDE AO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. SABE-SE QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É COMPLEXO E QUE O PROFESSOR DEVE BUSCAR MÉTODOS EFICAZES QUE PROPORCIONE AO ALUNO O PLENO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DAS SUAS COMPETÊNCIAS LEITORAS. SENDO ASSIM, O ARTIGO EM QUESTÃO TRATARÁ DE DISCORRER SOBRE OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, ENFATIZANDO O MÉTODO FÔNICO, PROCURANDO RESPONDER A QUESTÃO: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO FÔNICO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO? PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO ASPECTOS METODOLÓGICOS A ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO APLICADO PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES REALIZADO COM TRÊS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE MAMANGUAPE-PB. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE AS PROFESSORAS UTILIZAM A FÔNICA NA SALA DE AULA COMO MÉTODO PARA QUE O OBJETIVO DA ALFABETIZAÇÃO SEJA ALCANÇADO.