NESTE ARTIGO O OBJETIVO ANALISAR AS PRÁTICAS DOCENTES DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/CAPES/UEPB). ENQUANTO BOLSISTAS DO SUBPROJETO DO PIBID MATEMÁTICA NO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA FOMOS LEVADOS A REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES ENVOLVENDO A PRÁTICA DOCENTE. DENTRE ESSAS ATIVIDADES DESTACAMOS O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DE AULAS DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS CONVENIADAS. DURANTE ESSA FASE ERA COMUM O QUESTIONAMENTO: QUE PRÁTICAS DOCENTES SÃO EFETIVAMENTE DESENVOLVIDAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA? A PARTIR DESTA QUESTÃO REALIZAMOS UMA INVESTIGAÇÃO QUE FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: 1. ESTUDO TEÓRICO E CONSTRUÇÃO DAS CATEGORIAS DE ANÁLISE; 2. OBSERVAÇÃO DAS AULAS E COMPOSIÇÃO DO RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO. A PARTIR DO DIÁRIO DE BORDO, ORGANIZAMOS UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA CONVENIADA AO SUBPROJETO DO PIBID MATEMÁTICA NO CCHE-UEPB. A ANÁLISE MOSTRA QUE A PROFESSORA DESENVOLVE NO ÂMBITO DE SUA SALA DE AULA DIVERSAS ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS, COMO USO DE JOGOS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIVERSOS, ALÉM DE ESTIMULAR O DEBATE E O TRABALHO EM GRUPO, DEMONSTRANDO QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER PRÁTICAS DE ENSINO EXITOSAS.