AULAS PODEM PROMOVER O CONTATO, O CONHECIMENTO, A INTERAÇÃO E A SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO DO MEIO. DESSE MODO, A FINALIDADE DA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR OS VERBOS APRESENTADOS NOS OBJETIVOS DE AULAS E CATEGORIZÁ-LOS A PARTIR DA TAXONOMIA DE BLOOM; APRESENTAR AS TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS DOCENTES; APRESENTAR OS RECURSOS UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS E OS TIPOS DE AVALIAÇÃO ADOTADOS PELOS DOCENTES. FORAM ANALISADOS 34 RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO DESCRITIVA DE 16 AULAS DE UM CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE DO ALTO TIETÊ, EM SÃO PAULO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE UTILIZOU-SE DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA QUE REQUER DOCUMENTOS PREPARADOS ANTERIORMENTE PARA O REGISTRO DO QUE SERÁ OBSERVADO, ESSE MODO DE OBSERVAÇÃO CARACTERIZA-SE COMO UMA TÉCNICA CIENTÍFICA, CUJO FOCO É A OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO RIGOROSAS DO FENÔMENO OBSERVADO, COM AUSÊNCIA DE PRÉ-JULGAMENTOS E OU JUÍZO DE VALOR. CONCLUIU-SE QUE, MESMO COM UMA PREOCUPAÇÃO A ABERTURA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS TÉCNICAS DE ENSINO, HÁ A UTILIZAÇÃO GENERALIZANTE DE MÉTODOS FUNDAMENTADO NOS MODELOS TRADICIONAIS DE ENSINO E O DOMÍNIO DE CONHECIMENTO MAIS PRATICADO É O COGNITIVO.