O PRESENTE ARTIGO É RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO INTITULADO LEITURA, BRINCADEIRA E REPRESENTATIVIDADE, CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DAS DIFERENÇAS. NESTE ARTIGO APRESENTAREMOS DE QUE FORMA A LITERATURA INFANTIL, A BRINCADEIRA E A REPRESENTATIVIDADE FOMENTARAM UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE/PE.
A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TEVE COMO TEMÁTICA ANUAL “LITERATURA, CAMINHO PARA O CONHECIMENTO” PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO MUNICÍPIO, ASSIM PENSAMOS EM CONSTRUIR UM PROJETO COM O OBJETIVO CENTRAL DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DAS DIFERENÇAS APRESENTANDO O UNIVERSO DE NARRATIVAS INFANTIS, BRINCADEIRAS E REPRESENTATIVIDADE COM A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS COM CRIANÇAS DO 3º ANO CRECHE DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JUDITH MARIA BRASIL DA ROCHA, NO ANO DE 2019.
O PROJETO TEVE COMO REFERENCIAL TEÓRICO UM APORTE LEGAL E A PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO. ASSIM AS CRIANÇAS FORAM PARA ALÉM DE CONHECER VÁRIAS HISTÓRIAS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO NÃO RACISTA, BRINCARAM E TIVERAM ACESSO A REPRESENTATIVIDADE QUE PERMEIA A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
CRIANÇAS ENTRE 2 E 3 ANOS AMADURECERAM INTEGRALMENTE, CONHECENDO, PARTICIPANDO E VALORIZANDO AS DIFERENÇAS COM RESPEITO A ELAS, PERCEBIDOS A PARTIR DE DEPOIMENTOS E MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS, TAMBÉM EXPRESSAS POR SEUS FAMILIARES.