MAPAS CONCEITUAIS SÃO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS, ESQUEMÁTICAS, DE CONCEITOS QUE ILUSTRAM O CONHECIMENTO DE UM DETERMINADO ASSUNTO. ESTE TRABALHO VISA À APRESENTAÇÃO DE DOIS PROGRAMAS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS DIGITAIS, APONTANDO PARA O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTÁ CONSTRUÍDA, PRINCIPALMENTE, COM BASE NO QUE POSTULA NOVAK E GOWIN (1984), NOVAK E CANÃS (2010) E MOREIRA (2010). TRATA-SE DE UMA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE NATUREZA APLICADA. O TRABALHO RESULTA NUMA PROPOSTA DE TRABALHO COM MAPAS CONCEITUAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE DISCIPLINAS A PARTIR DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE PODEM TRAZER RESULTADOS SATISFATÓRIOS PARA A EDUCAÇÃO. LOGO, É PERTINENTE O CONHECIMENTO DESSAS FERRAMENTAS, QUE REPRESENTAM MAIS UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO COM VISTAS A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.