A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER REALIZADA UTILIZANDO O AMBIENTE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA UTILIZADA? PARA A RESPOSTA AO PROBLEMA ESTABELECIDO, TRAÇOU-SE O SEGUINTE OBJETIVO GERAL PARA SOLUCIONÁ-LO: COMPREENDER COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA E ELABORAR UMA FORMAÇÃO PARA ESSES PROFISSIONAIS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO. COM O INTUITO DE ATINGIR O OBJETIVO ESTIPULADO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA PRINCIPALMENTE DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA (ENTREVISTA) E QUANTITATIVA (QUESTIONÁRIO-PADRÃO DE TRINTA E TRÊS PERGUNTAS, INCLUINDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA E DO TIPO SEMIABERTAS), NO ÂMBITO DA PREFEITURA DE FORTALEZA, ENTRE O 2° SEMESTRE DO ANO DE 2016 E O 1° SEMESTRE DE 2017, COM UMA AMOSTRA DE SESSENTA PROFISSIONAIS DE APOIO, SELECIONADOS POR CONVENIÊNCIA ALEATÓRIA, EM UMA POPULAÇÃO TOTAL DE CEM PESSOAS, COM O NÍVEL DE CONFIANÇA SUPERIOR A PORCENTAGEM DE 98%. ELABOROU-SE UM AMBIENTE GAMIFICADO COMO PRODUTO DA PESQUISA, COM UMA METODOLOGIA MODERNA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA, INCLUINDO TRINTA PERGUNTAS DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO, COM BASE NO RESULTADO DAS ENTREVISTAS E DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS. ENFIM, CONSEGUIU-SE ATINGIR OS OBJETIVOS TRAÇADOS PARA ESTA PESQUISA, DENTRE ELES, A CRIAÇÃO DO GAME “QUALIFICAÇÃO ESPECIAL”, COMO MAIS UMA OPÇÃO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO.