Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO A UMA ESTUDANTE COM SURDEZ NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (NAP)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE SURDO, NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO, MONITORIA DE ENSINO, MONITORIA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61235
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1477
    "inscrito_id" => 7001
    "titulo" => """
      O ATENDIMENTO A UMA ESTUDANTE COM SURDEZ NO ENSINO\r\n
      SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO\r\n
      PEDAGÓGICO (NAP)
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (NAP)\r\n
      OFERECIDO À UMA ESTUDANTE SURDA MATRICULADA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA\r\n
      BAHIA - UNEB. O TRABALHO DO NAP TEVE INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. O REFERIDO NÚCLEO FOI\r\n
      CRIADO COM O PROPÓSITO DE AUXILIAR A DISCENTE EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE, POIS FOI IDENTIFICADO DIVERSAS\r\n
      CARÊNCIAS E DEMANDAS POR PARTE DA ESTUDANTE. ELE É COMPOSTO POR PROFESSORAS DO DEPARTAMENTO EM QUE\r\n
      A DISCENTE ESTÁ MATRICULADA, A ATUAL COORDENADORA DO CURSO E DOIS MONITORES DE ENSINO. ALGUNS AUTORES\r\n
      QUE EMBASARAM ESSE ESTUDO FORAM: HONORA (2014), ARAÚJO (2015), STROBEL (2009), PONTE (2006), ENTRE\r\n
      OUTROS. ESSE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZA A PESQUISA PARTICIPANTE. SERÁ\r\n
      APRESENTADO OS AS DIFICULDADES DE UMA ALUNA SURDA NO ENSINO SUPERIOR, CAMINHOS PERCORRIDOS PELO NAP,\r\n
      AS AÇÕES DESENVOLVIDAS E A AVALIAÇÃO DA PRÁXIS METODOLÓGICA. O TRABALHO DO NAP FOI SUBMETIDO AO\r\n
      COMITÊ DE ÉTICA NÚMERO CAEE 09213719.9.0000.0057. ESPERA-SE QUE O RESULTADO AUXILIE NA\r\n
      COMPREENSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA\r\n
      PORTUGUESA, AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DESTA COMUNIDADE, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DE\r\n
      NOVAS METODOLOGIAS DE TRABALHO PARA ESSE PÚBLICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDO, NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO, MONITORIA DE ENSINO, MONITORIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7001_14082019100613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE GOMES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "crisgfe.inclusao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61235
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1477
    "inscrito_id" => 7001
    "titulo" => """
      O ATENDIMENTO A UMA ESTUDANTE COM SURDEZ NO ENSINO\r\n
      SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO\r\n
      PEDAGÓGICO (NAP)
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (NAP)\r\n
      OFERECIDO À UMA ESTUDANTE SURDA MATRICULADA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA\r\n
      BAHIA - UNEB. O TRABALHO DO NAP TEVE INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. O REFERIDO NÚCLEO FOI\r\n
      CRIADO COM O PROPÓSITO DE AUXILIAR A DISCENTE EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE, POIS FOI IDENTIFICADO DIVERSAS\r\n
      CARÊNCIAS E DEMANDAS POR PARTE DA ESTUDANTE. ELE É COMPOSTO POR PROFESSORAS DO DEPARTAMENTO EM QUE\r\n
      A DISCENTE ESTÁ MATRICULADA, A ATUAL COORDENADORA DO CURSO E DOIS MONITORES DE ENSINO. ALGUNS AUTORES\r\n
      QUE EMBASARAM ESSE ESTUDO FORAM: HONORA (2014), ARAÚJO (2015), STROBEL (2009), PONTE (2006), ENTRE\r\n
      OUTROS. ESSE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZA A PESQUISA PARTICIPANTE. SERÁ\r\n
      APRESENTADO OS AS DIFICULDADES DE UMA ALUNA SURDA NO ENSINO SUPERIOR, CAMINHOS PERCORRIDOS PELO NAP,\r\n
      AS AÇÕES DESENVOLVIDAS E A AVALIAÇÃO DA PRÁXIS METODOLÓGICA. O TRABALHO DO NAP FOI SUBMETIDO AO\r\n
      COMITÊ DE ÉTICA NÚMERO CAEE 09213719.9.0000.0057. ESPERA-SE QUE O RESULTADO AUXILIE NA\r\n
      COMPREENSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA\r\n
      PORTUGUESA, AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DESTA COMUNIDADE, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DE\r\n
      NOVAS METODOLOGIAS DE TRABALHO PARA ESSE PÚBLICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDO, NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO, MONITORIA DE ENSINO, MONITORIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7001_14082019100613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE GOMES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "crisgfe.inclusao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (NAP) OFERECIDO À UMA ESTUDANTE SURDA MATRICULADA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. O TRABALHO DO NAP TEVE INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. O REFERIDO NÚCLEO FOI CRIADO COM O PROPÓSITO DE AUXILIAR A DISCENTE EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE, POIS FOI IDENTIFICADO DIVERSAS CARÊNCIAS E DEMANDAS POR PARTE DA ESTUDANTE. ELE É COMPOSTO POR PROFESSORAS DO DEPARTAMENTO EM QUE A DISCENTE ESTÁ MATRICULADA, A ATUAL COORDENADORA DO CURSO E DOIS MONITORES DE ENSINO. ALGUNS AUTORES QUE EMBASARAM ESSE ESTUDO FORAM: HONORA (2014), ARAÚJO (2015), STROBEL (2009), PONTE (2006), ENTRE OUTROS. ESSE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZA A PESQUISA PARTICIPANTE. SERÁ APRESENTADO OS AS DIFICULDADES DE UMA ALUNA SURDA NO ENSINO SUPERIOR, CAMINHOS PERCORRIDOS PELO NAP, AS AÇÕES DESENVOLVIDAS E A AVALIAÇÃO DA PRÁXIS METODOLÓGICA. O TRABALHO DO NAP FOI SUBMETIDO AO COMITÊ DE ÉTICA NÚMERO CAEE 09213719.9.0000.0057. ESPERA-SE QUE O RESULTADO AUXILIE NA COMPREENSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA, AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DESTA COMUNIDADE, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE TRABALHO PARA ESSE PÚBLICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.