ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (NAP)
OFERECIDO À UMA ESTUDANTE SURDA MATRICULADA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA
BAHIA - UNEB. O TRABALHO DO NAP TEVE INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. O REFERIDO NÚCLEO FOI
CRIADO COM O PROPÓSITO DE AUXILIAR A DISCENTE EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE, POIS FOI IDENTIFICADO DIVERSAS
CARÊNCIAS E DEMANDAS POR PARTE DA ESTUDANTE. ELE É COMPOSTO POR PROFESSORAS DO DEPARTAMENTO EM QUE
A DISCENTE ESTÁ MATRICULADA, A ATUAL COORDENADORA DO CURSO E DOIS MONITORES DE ENSINO. ALGUNS AUTORES
QUE EMBASARAM ESSE ESTUDO FORAM: HONORA (2014), ARAÚJO (2015), STROBEL (2009), PONTE (2006), ENTRE
OUTROS. ESSE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZA A PESQUISA PARTICIPANTE. SERÁ
APRESENTADO OS AS DIFICULDADES DE UMA ALUNA SURDA NO ENSINO SUPERIOR, CAMINHOS PERCORRIDOS PELO NAP,
AS AÇÕES DESENVOLVIDAS E A AVALIAÇÃO DA PRÁXIS METODOLÓGICA. O TRABALHO DO NAP FOI SUBMETIDO AO
COMITÊ DE ÉTICA NÚMERO CAEE 09213719.9.0000.0057. ESPERA-SE QUE O RESULTADO AUXILIE NA
COMPREENSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA
PORTUGUESA, AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DESTA COMUNIDADE, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DE
NOVAS METODOLOGIAS DE TRABALHO PARA ESSE PÚBLICO.