O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL (RN), COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA, TENDO EM VISTA QUE AS VIVÊNCIAS FORA DO AMBIENTE ACADÊMICO AUXILIAM E INFLUENCIAM NESSE PERÍODO. NO ÂMBITO METODOLÓGICO E NA CONSTRUÇÃO DE DADOS O ESTUDO É DE CARÁTER DESCRITIVO-REFLEXIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA A DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA SERÃO UTILIZADOS AUTORES COMO ANDRADE (2019) QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (1998), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), BEM COMO AS PROPOSIÇÕES REFERENTES À INCLUSÃO UTILIZANDO MARTINS (2011) COMO BASE. DESSA FORMA, FAZ-SE NOTÁVEL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, COMPREENDENDO A PRÁXIS COMO FUNDANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA, EM ESPECIAL NA PEDAGOGIA, EM QUE O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO FOMENTA A INTER-RELAÇÃO DO GRADUANDO COM A ROTINA DE UMA SALA DE AULA, NESSE CASO COM UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, AUXILIANDO NA OBSERVAÇÃO E AÇÕES INCLUSIVAS AO LONGO DO PERÍODO TRABALHADO. ALÉM DE PROPORCIONAR UM OLHAR MAIS AMPLO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM ESPECIAL, EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.